Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60590
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação de um coletor solar como Metodologia CTSA no ensino de Física para alunos de Engenharia |
Título em inglês: | Evaluation of a solar collector as a CTSA Methodology in physical education for engineering students |
Autor(es): | Rocha, Thales Guimarães Melo Neto, João Dionizio de Sousa, Patrick da Silva Oliveira, Ellefson Emmanuel Souza de Santos, José Cleiton Sousa dos |
Palavras-chave: | Educação;Física;Coletor solar;CTSA;Engenharia |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.abenge.org.br |
Citação: | ROCHA, Thales Guimarães; MELO NETO, Joao Dionizio de ; SOUSA, Patrick da Silva ; OLIVEIRA, Ellefson Emmanuel Souza de ; SANTOS, José Cleiton Sousa dos. Avaliação de um coletor solar como Metodologia CTSA no ensino de Física para alunos de Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” |
Resumo: | Com a crescente globalização e o aprimoramento de novas metodologias de ensino, é cada vez mais perceptível a necessidade de adaptar antigos parâmetros que permeiam o âmbito do ensino a nível superior no país. Com isso, o objetivo do estudo em questão é demonstrar a aplicabilidade de temas que abordam os conhecimentos de ensino de Física para a engenharia, como radiação solar e trocas de calor, sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) através da utilização de um coletor solar. Na metodologia do trabalho, foi utilizado um coletor de fácil confecção, do tipo parabólico, do qual foram feitos experimentos para a verificação das mudanças de variação na radiação solar, realizados na cidade de Acarape-CE, sendo posteriormente comparados com dados científicos da região. Foi também proposta a aplicação de um questionário interdisciplinar, com o objetivo de fixação de aplicação de conhecimentos teóricos em proposições do dia a dia dos estudantes. Os resultados apontam que o coletor solar é um instrumento eficiente para o estudo dos fenômenos naturais, podendo ser utilizado na contextualização de situações cotidianas e, consequentemente, no preparo da cidadania plena do aluno em contato com a metodologia CTSA. |
Abstract: | With the increasing globalization and the improvement of new teaching methodologies, it is increasingly apparent the need to adapt old parameters that permeate the scope of higher education in the country. Therefore, the objective of the present study is to demonstrate the applicability of topics that address the teaching of physics teaching for engineering, such as solar radiation and heat exchanges, from the perspective of Science, Technology, Society and Environment (CTSA) through the use of a solar collector. In the work methodology, an easy-to-prepare collector, of the parabolic type, was used, from which experimental data were collected to verify changes in solar radiation, performed in the city of Acarape-CE, being later compared with scientific data of the region. It was also proposed the application of an interdisciplinary questionnaire, with the purpose of establishing the application of theoretical knowledge in the daily propositions of the students. The results indicate that the solar furnace is an efficient instrument for the study of natural phenomena, and can help in the contextualization of everyday situations and, consequently, in the preparation of full student citizenship in contact with CTSA education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60590 |
Aparece nas coleções: | DEQ - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_tgrocha.pdf | 695,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.