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Tipo: TCC
Título: Análise da severidade dos acidentes com motociclistas sobre a ótica dos sistemas seguros: um estudo utilizando modelos de equações estruturais
Título em inglês: Analysis of the severity of motorcyclists injuries from the perspective of safe systems: a study using structural equation models
Autor(es): Castro Júnior, Francisco Altanízio Batista de
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Motociclistas;Segurança Viária;Sistemas Seguros;Modelos de Equações Estruturais
Data do documento: 24-Set-2020
Citação: CASTRO JUNIOR, Franscisco Altanízio Batista de. Análise da severidade dos acidentes com motociclistas sobre a ótica dos sistemas seguros: um estudo utilizando modelos de equações estruturais. 2020. 79 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020
Resumo: As motocicletas estão cada vez mais presentes nos principais centros urbanos. Existem diversos motivos que incentivam a adoção deste modo, cita-se: sua agilidade e facilidade de aquisição. Devido a sua vulnerabilidade, mesmo com a redução do número de mortes nos últimos anos, em Fortaleza, o motociclista ainda é o usuário com a maior taxa de fatalidade. Os novos paradigmas da segurança viária, Sistemas Seguros e Visão Zero, tentam criar uma cultura de maior segurança com foco em reduzir as lesões graves e fatalidades. As dimensões dos Sistemas Seguros (Usuários, Vias, Velocidade e Veículos) são refletidas por indicadores, variáveis, que tentam formar conceitualmente as dimensões, existindo uma necessidade de uma modelagem que possa representar adequadamente as dimensões e incorporar as múltiplas relações entre as variáveis. Diante deste contexto, esta monografia tem como objetivo principal avaliar a influência das variáveis representativas das dimensões dos Sistemas Seguros na severidade dos usuários de motocicletas em interseções urbanas com a utilização da abordagem dos Modelos de Equações Estruturais (SEM). Para atingir este objetivo, foram utilizados os dados da cidade de Fortaleza para a consolidação de uma base georreferenciada dos acidentes de trânsitos incorporando os fatores da interseção. Posteriormente, foram desenvolvidos modelos de mensuração, primeiro, com a criação de um modelo teórico, utilizando indicadores da literatura, em seguida, outro modelo, utilizando as variáveis dos bancos de dados com a devida correspondência entre as variáveis coletadas e os indicadores. Finalmente, foram realizados ajustes e desenvolvido um modelo de mensuração final, o qual foi possível representar as dimensões de forma aceitável. O modelo estrutural proposto, criado a partir do modelo de mensuração final, obteve métricas satisfatórias de ajuste e os resultados demonstraram que as dimensões Usuários Seguros e Veículos Seguros são as que influenciam diretamente na segurança dos motociclistas. Motociclistas mais experientes, veículos mais seguros, adoção de velocidades mais baixas e um desenho da via que vise a segurança dos motociclistas são necessários para alcançar um Sistema Seguro.
Abstract: Motorcycles are increasingly present in major urban centers. Several reasons encourage the adoption of this way, for example, their agility and ease of acquisition. Because of his vulnerability, even with the decrease in the number of deaths in recent years in Fortaleza, Brazil, the motorcyclist is still the user with the highest fatality rate. The new paradigms of road safety, Safe Systems and Vision Zero, try to create a culture of improved safety with a focus on reducing serious injuries and fatalities. The dimensions of Safe Systems: Safe Users, Safe Roads, Safe Speeds, and Safe Vehicles are reflected by indicators or variables, who try conceptually to structure the dimensions. There is a need for modeling that can adequately represent the dimensions and incorporate the multiple relationships between the variables. In this context, this monograph aims to evaluate the influence of the variables representing the dimensions of the Safe Systems using the Structural Equation Models (SEM) approach with a focus on motorcyclists at crossroads. To realize this objective, a georeferenced base of traffic accidents incorporating the intersection factors was consolidated using data from the city of Fortaleza. Subsequently, measurement models were developed, first with the creation of a theoretical model, using indicators from the literature, then another model, using the variables from the databases with the due correspondence between the collected variables and individual indicators. Finally, a final measurement model has developed, with some adjustments, it was able to represent the dimensions acceptably. The proposed structural model, created from the last measurement model, obtained satisfactory metrics of adjustment. The results showed that the dimensions of Safe Users and Safe Vehicles are those that directly influence the safety of motorcyclists. More experienced motorcyclists, safer vehicles, lower speed adoption, and an urban street design aimed at the road safety of motorcyclists are necessary to achieve a Safe System.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60444
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