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Tipo: Tese
Título: Ser professor em cursos de direito em Fortaleza: visão fenomenológica
Título em inglês: Be a teacher in law courses in Fortaleza: vision phenomenological
Autor(es): Ferreira, Kilvia Souza
Orientador: Leite, Raimundo Hélio
Palavras-chave: Professores de Direito - Fortaleza(CE);Prática de Ensino;Ensino Superior – Fortaleza(CE);Fenomenologia
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: FERREIRA, Kilvia Souza. Ser professor em cursos de Direito em Fortaleza: visão fenomenológica. 2013. 170f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: Esta pesquisa - cujo objeto é o estudo da experiência cotidiana dos modos de ser professor dos Cursos de Direito em Fortaleza - foi desenvolvida com a intenção de desvendar esta compreensão com suporte nas falas dos docentes de instituições de ensino público e privado. Trata-se de um estudo de caso, em que predomina a linha qualitativa de pesquisa, com abordagem fenomenológica, com base nas principais ideias de Edmund Husserl e Martin Heidegger. Foram descritas as origens do Direito e das instituições jurídicas no Brasil, bem como a formação dos cursos jurídicos. As informações foram colhidas em entrevistas fenomenológicas, contendo perguntas norteadoras, as quais facilitaram o surgimento de unidades temáticas importantes para desvelar o ato de ser professor inserido nos cursos de Direito em Fortaleza. A análise dos subtemas revelados buscou apreender a sua vivência no magistério jurídico, explicitada em diversos relatos. Os discursos dos docentes revelaram diversos aspectos em relação a sua experiência na profissão de ser professor, agrupados em subtemas, quais sejam – a tradição e a inovação no espaço ampliado da sala de aula; os modos de ensinar e de aprender na espacialidade jurídica; a compreensão do espaço e do entorno em que trabalha o operador do Direito; a necessidade da interdisciplinaridade no ensino jurídico para compreender um mundo complexo; a historicidade como fonte da aprendizagem jurídica; os modos relacionais no espaço da aprendizagem; a experiência vivida e seus ensinamentos; e os modos de avaliar no processo de aprendizagem do campo jurídico. Com a compreensão alcançada neste ensaio, espera-se suscitar reflexões na atividade cotidiana dos professores, com vistas a valorizar sua função no atual ensino jurídico brasileiro. O experimento traz contribuições para o desenvolvimento teórico do magistério, favorecendo, assim, maior aproximação com sua vivência, imprescindível para revelar o sentido do fenômeno ser professor em cursos de Direito em Fortaleza.
Abstract: This research study whose purpose is the study of the everyday experience of the ways of being a teacher of Law Courses in Fortaleza, was developed with the intention to reveal this understanding from the speech of teachers in institutions of Public and Private Education. This is a case study in which the predominant online qualitative research, phenomenological approach, based on the main ideas of Edmund Husserl and Martin Heidegger. The origins of law and legal institutions in Brazil, as well as training for law courses. The information was collected in phenomenological interviews, containing guiding questions, which facilitated the emergence of important thematic units to unveil the teacher be inserted in Law Courses in Fortaleza. The analysis sought to identify subthemes revealed his experience in teaching law, which was explained in several reports. The speeches of teachers revealed several aspects regarding your experience in the profession of being a teacher that were grouped into sub-themes, namely - tradition and innovation in the expanded space of the classroom, the modes of teaching and learning in legal spatiality, the understanding of space and environment in which the operator works of law, the need of interdisciplinarity in legal education to understand a complex world, the historicity as a source of legal learning, the importance of the humanities in the legal field, relational modes in space learning, experience and teachings, ways to assess the learning process of the legal field, the change of view about evaluation. With the understanding reached in this study, is expected to raise its daily reflections on teachers, aimed at increasing its role in the current Brazilian legal education. The study provides theoretical contributions to the development of teaching, encouraging thus closer to their experience, essential to reveal the meaning of the phenomenon being a teacher of Law Courses in Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6042
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