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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60242
Tipo: | Dissertação |
Título: | Modelos de preferências para definição da importância relativa dos critérios de avaliação de desempenho funcional de uma IFES |
Autor(es): | Souza, Francisco Gultierrez Lima |
Orientador: | Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
Coorientador: | Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
Palavras-chave: | Avaliação de desempenho;Modelos multicritério de apoio à decisão;AHP;Promethee |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SOUZA, Francisco Gultierrez Lima. Modelos de preferências para definição da importância relativa dos critérios de avaliação de desempenho funcional de uma IFES. Orientador: Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes. 2021. 1008 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | A Constituição Federal de 1988 incentivou as cobranças por parte da população por serviços públicos de qualidade, com redução de desperdícios e valorização dos usuários-cidadãos. Considerada um processo gerencial estratégico e de suma importância, a avaliação de desempenho propõe-se ao acompanhamento, de maneira organizada e estruturada, do desempenho dos funcionários no ambiente laboral. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva propor modelo de preferências para o processo de avaliação de desempenho de uma IFES, localizada na cidade de Sobral/CE, utilizando-se de modelos multicritérios de apoio à decisão, AHP e Promethee. A fundamentação teórica discorre sobre a gestão de pessoas na Administração Pública, bem como os aspectos legais e métodos de avaliação de desempenho, além de apresentar conceitos teóricos sobre os métodos de decisão multicritério. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados, classifica-se como documental, estudo de campo e estudo de caso. Como resultado final, foi possível contextualizar o processo avaliativo funcional da IFES, através de seu percurso histórico, seus desafios e seu método atual. Com a aplicação dos métodos MMAD foi possível verificar que a grande maioria dos atores avaliativos participantes da pesquisa atribuíram pesos diferentes aos fatores avaliativos, em contraponto ao modelo atual onde os fatores avaliativos possuem a mesma importância, e aos decisores. O decisor Grupo de Trabalho, que não contribui de forma direta no modelo atual, foi considerado como o segundo mais importante em 3 grupos avaliativos (Grupos A e B, E e FG) e o primeiro nos outros 2 (C e D e CD). Foi sugerida a utilização da média ponderada para o alcance das pontuações necessárias para alcançar a nota final do processo avaliativo em contraponto ao modelo atual que utiliza uma matriz de conversão de modo intuitivo. Ao fim, foi possível estruturar uma matriz de cálculo, embasada em modelos matemáticos, nas preferências dos decisores e consequentemente, mais alinhado com a realidade. |
Abstract: | The Federal Constitution of 1988 encouraged the demanding for quality public services by the population, reducing waste and valuing users-citizens. Considered a strategic management process of utmost importance, the performance evaluation proposes to monitor, in an organized and structured way, the performance of employees in the work environment. Thus, this study aims to propose a preference model for the performance evaluation process in a federal institution of higher education, located in the city of Sobral/CE, using multicriteria models to support the decision, AHP and Promethee. The theoretical basis discusses the management of people in public administration, as well as the legal aspects and methods of performance evaluation, besides presenting theoretical concepts about multicriteria decision methods. This is a descriptive research, with a quantitative approach. As for the technical procedures of data collection, it is classified as documentary, field study and case study. As a final result, it was possible to contextualize the functional evaluation process of the institution above mentioned, through its historical path, its challenges and its current method. With the application of the MMAD methods, it was possible to verify that the vast majority of evaluative members participating in the research attributed different marks to the evaluative factors, in contrapoint to the current model where the evaluative factors have the same importance, and to the decision-makers. The decision-making Working Group, which does not directly contribute to the current model, was considered as the second most important in 3 evaluation groups (Groups A and B, E and FG) and the first in the other 2 (C and D and CD). It was suggested the use of the weighted average to achieve the necessary scores to achieve the final score of the evaluation process in counterpoint to the current model that uses a conversion matrix intuitively. In the end, it was possible to structure a calculation matrix, based on mathematical models, on the preferences of decision makers and, consequently, more aligned with reality. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60242 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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