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Tipo: Dissertação
Título: Competências em promoção da saúde na formação profissional: estudo de caso de uma residência multiprofissional em saúde da família
Título em inglês: Competences in health promotion in professional training: a case study of a multidisciplinary residency in family health
Autor(es): Carnaúba, Jessica Pinheiro
Orientador: Ferreira, Marcelo José Monteiro
Palavras-chave: Promoção da Saúde;Internato não Médico;Educação Continuada
Data do documento: 2020
Citação: CARNAUBA, J. P. Competências em promoção da saúde na formação profissional: estudo de caso de uma residência multiprofissional em saúde da família. 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), modalidade de pós-graduação latu senso, surge com a finalidade de promover mudanças na formação profissional. Nessa esteira, a inquietação que guia esta pesquisa é: Como as Competências em Promoção da Saúde (CPS) estão sendo desenvolvidas no contexto das RMS? Diante desse questionamento, acredita-se que o estudo da realidade cotidiana de uma RMS é importante para promover essa análise das CPS as quais estão sendo desenvolvidas no contexto formativo dos profissionais do SUS, permitindo uma discussão mais ampla desse modelo de formação. Além disso, espera-se que este estudo possa desencadear um processo de reflexão em relação à PS no contexto da ESF. No que concerne à metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa valendo-se do tipo de estudo de caso descritivo. O cenário consistiu no Programa de RMS da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) das cidades de Quixadá e Quixeramobim. Os participantes foram os residentes, tutores e preceptores, constituindo uma amostra de 21 sujeitos. A coleta de dados foi realizada durante os meses de junho e agosto de 2019. A produção de dados ocorreu por meio das técnicas de análise documental, entrevista semiestruturada e grupos focais. Além disso, foi utilizado o critério de saturação teórica. Os discursos presentes no grupo focal e as entrevistas foram transcritas na íntegra e organizadas. Para análise dos dados, foi escolhida a técnica da Hermenêutica de Profundidade (HP), constituída pelas fases de análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação. Foi levado em consideração o cumprimento da Resolução Nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com o número 3.313.043. Cumpre destacar que, ao adentrarem nos territórios de atuação, os residentes vivenciam as realidades da APS nos municípios do interior do Estado do Ceará e se deparam com constantes dificuldades presentes no cotidiano dos serviços. A própria conjuntura política e econômica que o Brasil vivencia tem trazido impactos que são sentidos pelos residentes. No sentido das CPS, os residentes desconhecem o referencial “Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe” (CompHP), contudo, ao longo do estudo, foi perceptível a presença de diversos domínios e competências no desenvolvimento pedagógico desses atores. A mais, é sentida tanto pelos residentes quanto pelos preceptores, a necessidade de aprimoramento na formação docente, além da ausência de vínculo empregatício que contribui para a desmotivação dos preceptores. A PS ainda ocorre de modo fragmentado e existem fortes entraves por parte da população, pois predomina o modelo biomédico. Nessa esteira, pode-se afirmar que capacitar a PS vai muito além de educar a população para hábitos de vida saudáveis. É preciso conscientizá-la na luta pelo direito à saúde integral e a condições dignas de vida, por meio de políticas públicas voltadas às necessidades da população. As residências cumprem seu papel pedagógico de preparar os residentes para a PS, contudo, as competências a serem desenvolvidas necessitam estar mais claras e fortalecidas para a formação desses atores. Assim, colocar os residentes diante das dificuldades encontradas nos serviços do SUS é essencial para o aprendizado, no sentido de auxiliá-los a encontrarem maneiras de realizar um trabalho pautado na PS, mesmo diante de inúmeros obstáculos.
Abstract: The Multiprofessional Residency in Health (RMS), a non-degree postgraduate course, arises with the purpose of promoting changes in professional formation. The concern that guides this study: how are Health Promotion Competencies (PHC) being developed in the context of the RMS? In view of these considerations, it is believed that the study of the daily reality of an RMS is important to promote this analysis of the PHC that are being developed in the formative context of SUS professionals, allowing a broader discussion of this formation model. In addition, it is hoped that this study can trigger a process of reflection in relation to PHC in the context of the FHS. This is a qualitative research, a descriptive case study. The scenario consisted of the RMS Program of the School of Public Health of Ceará (ESP/CE) in the cities of Quixadá and Quixeramobim. The participants were the residents, tutors, preceptors constituting a sample of 21 subjects. Data collection was carried out during the months of June and August 2019. The production of data occurred through the techniques of document analysis, semi-structured interviews and focus groups. Theoretical saturation criterion was used. The speeches present in the focus group and the interviews were transcribed in full and organized. For data analysis, the Depth Hermeneutics (DH) technique was chosen, consisting of the phases of socio-historical analysis, formal or discursive analysis and interpretation/re-interpretation. Compliance with Resolution Nº 510/16 of the National Health Council (CNS) was taken into account, with approval by the Research Ethics Committee (CEP) under number 3.313.043. Upon entering the territories in which they operate, residents experience the realities of PHC in municipalities in the interior of the state of Ceará and are faced with the constant difficulties present in the daily lives of these services. The very political and economic situation that Brazil is experiencing has brought impacts that are felt by residents. In the sense of PHC, residents are unaware of the reference “Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe” (CompHP), however, throughout the study, the presence of several domains and skills in the pedagogical development of these actors was noticeable. It is felt by both the residents and the preceptors, the need for improvement in teacher formation, in addition to the absence of an employment tie contributing to the demotivation of preceptors. PHC still occurs in a fragmented way and there are strong barriers on the side of the population, where the biomedical model predominates. Empowering PHC goes far beyond educating the population on healthy lifestyle habits. It is necessary to raise awareness in the struggle for the right to comprehensive health and decent living conditions, through public policies aimed at the needs of the population. Residencies fulfill their pedagogical role of preparing residents for PHC, however, the skills to be developed need to be clearer and strengthened for the training of these actors. Placing residents in the face of difficulties encountered in SUS services is essential for learning, in order to help them find ways to carry out work based on PHC, even in the face of numerous obstacles.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60071
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