Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59989
Tipo: | Resumo |
Título: | Jogos condicionados no ensino dos princípios táticos específicos de ataque do futsal (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173) |
Autor(es): | Silva, Osvaldo Henrique Rocha Gonzalez, Ricardo Hugo |
Palavras-chave: | Futsal - Treinamento técnico;Educação física |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SILVA, Osvaldo Henrique Rocha; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Jogos condicionados no ensino dos princípios táticos específicos de ataque do futsal (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Introdução: por muito tempo, o futsal foi ensinado através de métodos puramente tecnicistas, onde a prioridade era o aperfeiçoamento da técnica em detrimento da aquisição de habilidades táticas que permitiam ao aluno uma maior compreensão do jogo. No entanto, o futsal se caracteriza pela constante sequência de situações de jogo, onde o praticante é sempre desafiado a resolver problemas e tomar diversas decisões, nas quais são norteadas pelos princípios de jogo. Objetivo: o presente estudo pretende propor uma alternativa de ensino de princípios táticos ofensivos do futsal por meio de jogos condicionados. Metodologia: foram criados 10 jogos condicionados neste estudo ( 3 correspondentes ao princípio da cobertura ofensiva, 3 para o princípio do espaço, 2 para penetração e 2 para mobilidade), como forma de propor ferramentas no processo de ensino/aprendizagem do futsal. Resultados: os jogos condicionados vêm sendo a forma mais eficaz de garantir a compreensão tática dos esportes coletivos, pois podem proporcionar uma vivência de situações de jogo que preparam o praticante a tomar a decisão mais correta em diferentes contextos. Em outras palavras, focam na resolução de tarefas imprevisíveis, baseadas nos princípios de jogo. Conclusão: os jogos condicionados vêm se tornando, cada vez mais, a forma mais utilizada para ensino do futsal, tendo em vista que tal metodologia de ensino tem se mostrado mais eficaz no desenvolvimento da compreensão de jogo se comparada com os métodos tradicionais, cujo processo de ensino/aprendizagem era centrado na técnica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59989 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ohrsilva.pdf | 71,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.