Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59877
Tipo: Resumo
Título: A acessibilidade no processo de inclusão nas escolas públicas: o cenário dos profissionais da educação (Acessibilidade em escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas estadual e municipal / TG.2012.PJ.0279)
Autor(es): Wagner, Milena Scur
Gomes, Karine Rabelo Ferreira
Santiago, Zilsa Maria Pinto
Palavras-chave: Professores - Inclusão;Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: WAGNER, Milena Scur; GOMES, Karine Rabelo Ferreira; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto. A acessibilidade no processo de inclusão nas escolas públicas: o cenário dos profissionais da educação (Acessibilidade em escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas estadual e municipal / TG.2012.PJ.0279). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A visibilidade por conteúdos referentes às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida torna-se questão recorrente com a promulgação do Decreto Federal n°5.296, em 2004, que regulamenta as leis referentes à acessibilidade e ao atendimento prioritário. Todavia, ao longo de 12 anos, o assunto ainda clama por enfoque, visto que, apesar da superação de muitas barreiras, a pessoa com deficiência ainda não é vista como protagonista em diversos âmbitos. Por meio de visitas a escolas públicas, para a verificação de adequação – ou a ausência dela – aos princípios da acessibilidade, foram elaborados e analisados relatórios de vistoria, nos quais é possível perceber que, em muitos dos casos, as escolas atendem a demanda quando o grupo de usuários principal, no caso os alunos, mas deixam a desejar quanto à inclusão de professores, funcionários e eventuais profissionais, como palestrantes ou visitantes. As dependências administrativas normalmente não são acessíveis; auditórios ainda não possuem meios de acesso para o público específico, o que subentende a “não expectativa de receber” uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida como personagem principal ou participante de determinados eventos. A partir disso, é notável a preocupação dos gestores com o atendimento do público com deficiência, entretanto, parece haver o esquecimento de que essas pessoas são capazes de protagonizar atividades profissionais. Tal atestação causa a reflexão acerca do problema da acessibilidade e inclusão no ramo profissional, especialmente no cenário da educação. Essas questões passam por esferas muito maiores que a do cumprimento de leis, são matérias sociais e culturais, com tabus que precisam ser quebrados,preconceitos que precisam passar por um processo de desconstrução. As pessoas com deficiência e mobilidade reduzida merecem ser tratadas, independente da condição profissional ou de sua participação no convívio social, iguais às demais, com a mesma visão e as mesmas oportunidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59877
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mswagner.pdf80,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.