Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59712
Tipo: Resumo
Título: A política de saúde bucal direcionada para crianças e adolescentes por meio de um programa multidisciplinar de esporte e qualidade de vida (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173)
Autor(es): Lima, Monike Martins de
Campos, Maria Renir
Gonzalez, Ricardo Hugo
Palavras-chave: Saúde bucal;Crianças - Saúde e higiene;Promoção da saúde;Crianças - Integração social
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Monike Martins de; CAMPOS, Maria Renir; GONZALEZ, Ricardo Hugo. A política de saúde bucal direcionada para crianças e adolescentes por meio de um programa multidisciplinar de esporte e qualidade de vida (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A saúde bucal está intimamente relacionada ao fortalecimento de políticas de saúde pública, a sua compreensão resgata uma necessidade de estudar e promover as diretrizes e ações que são direito das crianças e adolescentes. É notável a relação da promoção em saúde com a também promoção de ideais éticos e cidadãos. Temos como objetivo a apresentação da aplicação desse embasamento nas ações de saúde bucal do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescente da UFC. Por meio de um aprofundado estudo de textos e manuais de saúde, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionamos os principais direitos previstos em lei com a ação das atividades, praticando as políticas de saúde bucal afim de uma concretização da nossa busca por uma perspectiva de melhoria de qualidade de vida. O financiamento de nossas pesquisas e atividades é feito pelo PROEXT/ MEC 2015-2016. Como resultado, podemos observar o crescimento pessoal das crianças, tanto no âmbito da saúde pessoal como no âmbito social, pois estes se tornam agentes multiplicadores de conhecimentos e atitudes cidadãs, dessa forma expandindo os conhecimentos de saúde bucal para familiares e pessoas próximas. A saúde bucal não deve se limitar a reproduzir um discurso avulso às políticas de saúde pública, devemos nos vincular intimamente ao que é proposto, visto que a nossa integração a esse plano nacional é essencial para a melhora geral da condição de saúde de cada indivíduo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59712
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mmlima.pdf76,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.