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dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorMonte Filha, Maria Vieira-
dc.date.accessioned2013-09-30T16:26:23Z-
dc.date.available2013-09-30T16:26:23Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMonte Filha, M. V.; Leurquin, E. V. L. F. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5945-
dc.descriptionMONTE FILHA, Maria Vieira. O agir do professor no ensino de gêneros textuais em sala de língua materna. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the teacher’s actions during the Textual Genres teaching and its surrounds. In order to achieve this goal, we used Sociodiscoursive Interactionism as theoretical support. (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) We did a qualitative research and for data collection we used ethnographic research tools. The corpus is composed of ten Portuguese Language classes on a sixth grade at a private elementary school in Fortaleza-CE. The students’ textual productions are also part of this research’s corpus as well the teaching material used during the lessons. Thereby data analysis, we concluded the teacher’s writing guidelines were disregarded during the establishment of criteria for text correction. We also noticed that it’s denied to students the perception of dialogical nature about writing. The texts were reduced to an education object that confines itself. The social functions of writing were ignored, leading to the realization of an artificial activity and simulatedpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguistica Aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino de Produção Escritapt_BR
dc.subjectContexto de Produçãopt_BR
dc.subjectAgir Realpt_BR
dc.subjectTeaching of Writingpt_BR
dc.subjectContext of Productionpt_BR
dc.subjectReal Actingpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Fortaleza(CE) - Composição e exercíciospt_BR
dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aula - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleO agir do professor no ensino de gêneros textuais em sala de língua materna.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gêneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnográfica. O corpus é constituído por dez aulas de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produções textuais dos alunos corrigidas pelo professor também fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didático usado durante essas aulas. Através da análise dos dados, concluímos que as orientações do professor para produção textual são desconsideradas durante o estabelecimento dos critérios de correção do texto. Vimos também que é negada, aos alunos, a percepção do caráter dialógico da escrita. Os textos são reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funções sociais da escrita são desconsideradas, proporcionando a realização de uma atividade artificial e simuladapt_BR
dc.title.enThe teacher action on teaching of textual genres in native language classespt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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