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Tipo: Dissertação
Título: O efeito da utilização do brinquedo terapêutico, pela enfermeira pediatra, sobre o comportamento de crianças recém-hospitalizadas
Autor(es): Ribeiro, Circéa Amalia
Orientador: Moraes , Esther
Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica;Jogos e Brinquedos;Criança;Terapia
Data do documento: 1986
Citação: RIBEIRO, Circéa Amália. O efeito da utilização do brinquedo terapêutico, pela enfermeira pediatra, sobre o comportamento de crianças recém-hospitalizadas. 1986. 156 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 1986.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o intuito de investi gar a influência do brinquedo terapêutico, utilizado pela en fermeira, sobre o coir.portamento de crianças de 3 a 5 anos de idade, recém-hospitalizadas. Foi motivada por um interesse da autora cm procurar meios que auxiliem as crianças a enfren tarem a situação de hospitalização,- a qual, em geral repre senta para elas um grande estresse emocional, e que possam scr utilizados no cuidado de. enfermagem. As crianças que compuseram a amostra foram divididas cm dois grupos do estudo : c c c 0 n tAo <1 . Foram feitas duas observações dp comportamento de cada uma das cri anças. As que compuseram o grupo experimental participaram de uma sessão individual de brinquedo ! erapêutico,. junto ã enfermeira pesquisadora. Esta sessão foi realizada entre as duas observações do comportamento da criança. Os comportamen tos das crianças foram agrupados e categorizados de acordo com o universo dos comportamentos apresentados por elas mes mas; cm seguida realizou-se uma comparação de sua freqüência nas duas situações de observação, c/entAc do mesmo grupo de estudo e e.nZtt os dois grupos. Os resultados demonstraram que a maioria das ças, de amboi oô g/mipo-ó,apresentavam, na primeira ção, grande frequência de respostas comportamentais crian observa indican do que: mantinham pouca interação interpessoal; apresentavam grande número de movimentos sem um objetivo aparente; tinhampouca iniciativa e independência cm suas ações; estavam, ge ralmente tristes; mantinham rápidos contatos visuais e não reagiam ao que viam; verbalizavam pouco, e em geral não ex pressando seus pensamentos de forma completa; não brincavam e algumas vezes não respondiam aos estímulos ou solicitações . Na segunda observação, a maioria das crianças do g.,‘ui po c.on&to te manteve os mesmos tipos de respostas comportamen tais. As componentes do gstupo e.xpevtZmen í af, ao contrário, a presentaram uma progressão positiva de seus comportamentos, após terem participado da sessão de brinquedo terapêutico; observou-se que a maioria .delas passou: a manter maior intera ção com as outras pessoas, inclusive iniciando mais as into rações; a se movimentar, principalmente, para realizar algu ma ação com um objetivo aparente, demonstrando iniciativa e independência; a manter contatos visuais demonstrando esta rem atentas e reagirem àquilo que viam, a verbalizar expres sando seus pensamentos de forma completa; a demonstrar mais alegria; a brincar e a respondei * sempre aos estímulos ou so licitações que lhe eram feitas. Concluiu-se disto, que o brinquedo terapêutico favore ceu o aparecimento de comportamentos mais compatíveis ao de senvolvimento esperado’ da criança nesta faixa etária, assim cq mo os considerados do adaptação ou de ego forte, evidencian do, portanto, uma influência positiva do uso desta técnica, no cuidado de enfermagem ã criança de 3 a 5 anos de idade,rc cém-hospitalizada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59450
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