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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino remoto e educação em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil: aproximação crítica sobre os impactos no ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Enseñanza y educación remotas en tiempos pandémicos del nuevo coronavirus en Brasil: enfoque crítico sobre los impactos en la enseñanza aprendizaje
Título em inglês: Remote teaching and education in pandemic times of the new coronavirus in Brazil: critical approach on the impacts on teaching-learning
Autor(es): Silva, Fabrício Rodrigues da
Silva, Adriana Alves da
Palavras-chave: Crise pandêmica;Novo coronavírus;Ensino remoto;Precarização do ensino-aprendizagem.
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: SILVA, Fabrício Rodrigues da; SILVA, Adriana Alves da. Ensino remoto e educação em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil: aproximação crítica sobre os impactos no ensino-aprendizagem. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 87-109, jul./dez. 2020.
Resumo: O artigo discute os impactos do ensino remoto sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil em tempos de crise e pandemia da COVID-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) que tem vitimado milhares de trabalhadores mundialmente. A pandemia não é a mesma para todos, atingindo de forma brutal os países de capitalismo dependente, como o Brasil, atual epicentro da doença, e neste, as classes mais desfavorecidas, pela ausência de um efetivo Estado de direitos. Ainda não é possível uma avaliação final deste impacto, uma vez que a pandemia ainda não se estabilizou e o ensino remoto pode ainda perdurar, no entanto pelas condições em que o mesmo está sendo realizado, inferimos que se constitui em modalidade frágil e incipiente, não garantindo a formação e a qualidade da educação. A discussão desse tema, assim como a resistência aos desmontes de direitos é urgente, uma vez que com a atual crise humanitária tornou-se mais favorável ao capital, através do Estado, avançar sobre esses direitos e em particular sobre a educação pública, implementando mecanismos que impactam e comprometem a formação crítica e de qualidade.
Abstract: The article discusses the impacts of remote education on professional and technological education in Brazil in times of crisis and pandemic of COVID19, an infectious disease caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2) that has victimized thousands of workers worldwide. The pandemic is not the same for everyone, brutally affecting the countries of dependent capitalism, such as Brazil, the current epicenter of the disease, and in this, the most disadvantaged classes, by the absence of an effective state of rights. A final assessment of this impact is not yet possible, since the pandemic has not yet stabilized and remote education may still last, however due to the conditions in which it is being carried out, we infer that it constitutes a fragile and incipient modality, not guaranteeing training and the quality of education. The discussion of this theme, as well as the resistance to the dismantling of rights is urgent, since with the current humanitarian crisis has become more favorable to capital, through the State, to advance on these rights and in particular on public education, implementing mechanisms that impact and compromise critical and quality training.
Resumen: El artículo analiza los impactos de la educación remota en la educación profesional y tecnológica en Brasil en tiempos de crisis y pandemia de COVID19, una enfermedad infecciosa causada por el nuevo coronavirus (SARS-CoV-2) que ha víctimado a miles de trabajadores en todo el mundo. La pandemia no es la misma para todos, afectando brutalmente a los países del capitalismo dependiente, como Brasil, el epicentro actual de la enfermedad, y en esto, las clases más desfavorecidas, por la ausencia de un estado efectivo de derechos. Una evaluación final de este impacto aún no es posible, ya que la pandemia aún no se ha estabilizado y la educación a distancia puede durar todavía, sin embargo,
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59385
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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