Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5921
Title in Portuguese: O impacto dos salários dos professores no rendimento dos alunos: um estudo para o caso brasileiro
Author: Viana, Célida Socorro
Advisor(s): Corrêa, Márcio Veras
Keywords: Educação
Issue Date: 2009
Citation: VIANA, Célida Socorro. Impacto dos salários dos professores no rendimento dos aluno: um estudo para o caso brasileiro. 2009. 40f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público - Sobral) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,CE, 2009.
Abstract in Portuguese: Os debates sobre as políticas públicas educacionais possuem um amplo espaço no cenário mundial, já que o desenvolvimento de uma nação necessita de uma estrutura de educação básica bem elaborada e universalizada. Sendo assim, um país como o Brasil, que ainda almeja alcançar o patamar de uma nação desenvolvida, deve voltar os olhos para esta questão e procurar entender melhor o problema e seus desdobramentos. Na presente dissertação, procura-se evidenciar a importância de uma política salarial bem desenvolvida voltada para os professores, de forma a incentivar o aumento de produtividade em suas atividades didáticas, com este aumento sendo revertido em um melhor aproveitamento dos alunos nas provas. Para isso, foram utilizados dados da Prova Brasil, os quais ainda permitiram identificar resultados ligados às questões educacionais e sobre o rendimento dos alunos nas provas.
Abstract: The debates on public policies for education have a large space on the world stage since the development of a nation needs a well prepared and universalized framework of basic education. Thus, a country like Brazil, which still aims to achieve the status of a developed nation, must turn your eyes to this issue and seek to better understand the problem and its consequences. In this dissertation we seek to highlight the importance of a wage policy for teachers, in order to improve their productivity at work, aiming to reverse this productivity improvement in better student’s achievement on tests. For this, we used data from the survey Brazil Test (Prova Brasil), which has allowed the identification of outcomes related to educational issues and on student performance on tests.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5921
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_dissert_csviana.pdf490,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.