Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5904
Title in Portuguese: A construção identitária regional pelas topografias discursivas das canções do pessoal do Ceará
Title: The construction of the regional identification by discursive topograpies of the songs of pessoal do Ceará
Author: Mendes, Maria das Dores Nogueira
Advisor(s): Costa, Nelson Barros da
Keywords: Linguistica
Discurso Literomusical Brasileiro
Posicionamento
Topografias Regionais
Identidade
Investimentos Cenográfico, Ético e Lingüístico
Brazilian Popular Music Discourse
Discursive Position
Regional Topographis
Identity
Scenographic, Ethic and Linguistic Investments
Belchior,1946- - Crítica e Interpretação
Ednardo,1945- - Crítica e Interpretação
Fagner,1950- - Crítica e Interpretação
Pessoal do Ceará(Movimento musical)
Regionalismo na Música - Ceará
Canções - Ceará - História e Crítica
Música popular - Ceará - História e Crítica
Análise do Discurso
Música e Linguagem
Issue Date: 2007
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: Mendes, M. D. N.; Costa, N. B. (2007)
Abstract in Portuguese: Nesta pesquisa, propomos investigar como as topografias discursivas cearenses com todos os investimentos discursivos a elas atrelados edificam uma identidade regional nas canções do posicionamento “Pessoal do Ceará”. Para isso, tomamos por base Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005) analista do discurso de linha francesa, e Costa (2001), que aplica ao discurso literomusical os conceitos mais gerais de posicionamento e investimento, propostos por aquele. São conceitos centrais neste trabalho: posicionamento, topografia e investimentos. Para efetuarmos nossa tarefa, cumprimos três etapas: 1. Esclarecer como outros elementos que compõem a cenografia (enunciador, co-enunciador e cronografia) e as noções de investimento cenográfico, ético e lingüístico colaboram para a construção de topografias cearenses/ nordestinas; 2. Analisar o corpus, em busca de identificar as topografias discursivas; 3. Identificar uma identidade regional cearense/ nordestina no posicionamento, por meio da caracterização de um possível investimento topográfico. Para o estudo da marcação regional, adotamos as propostas de Pimentel (1994) e Costa (2001), que buscam evidências da regionalidade cearense no posicionamento “Pessoal do Ceará”, considerando, no plano verbal, o espaço físico comum, a tematização de valores locais, os investimentos éticos compartilhados e a regionalidade definida pelos próprios cancionistas em sua orientação na esfera da música popular brasileira. No nível musical, sondamos os gêneros musicais, os instrumentos e o modo de cantar. Exploramos também, principalmente, as topografias das canções, que na nossa compreeensão se constituem elementos fundamentalmente construtores da marcação identitária regional cearense na música daquele período, a qual se distingue por meio de uma espécie de fotografia da época, das paisagens cearenses/ nordestinas
Abstract: In this research, we propose to investigate a discursive regional position with all kinds of investments attached to it. Therefore, we took as a basis Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005), a French line discourse annalist, and Costa (2001), who applies the most general concepts of positioning and investment to the literary. The concepts of discursive position, topography and investments are primary in this work: in order to accomplish our task, we fulfilled three stages: 1. To explain how other elements which make up the set design (enunciator, co-enunciator and chronography) as well as the notions of scenographic, ethic and linguistic investments contribute to the construction of cearenses/Northeastern topographies 2. Analysis of the corpus in which the identification of the discoursive topography is carried out 3. Identify of a cearense/Northeastern identity at the positioning, by means of a characterization of a possible topographic investiment. In order to accomplish the study of regional marking, we took as a basis Pimentel (1994) and Costa (2001) who seeks evidences of cearense regionality within discursive position “Pessoal do Ceará”, considering, at the oral level, the physical space, the thematization of local values, the shared ethic investments and the regionality defined by the song composers in his own direction within the Brazilian popular music. At the musical level, we investigate the kinds of music, the instruments and the singing style as well. We also explore the topographies of the songs, which in our opinion, represent elements which are fundamental to the construction of the regional cearense identification in musical terms at that period, which can be characterized through a sort of photography of that period, and of the cearenses landscapes as well
Description: MENDES, Maria das Dores Nogueira. A construção identitária regional pelas topografias discursivas das canções do pessoal do Ceará. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5904
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_dis_mdnmendes.pdf816,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.