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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria de Fátima Vasconcelos da-
dc.contributor.authorGomes, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti-
dc.date.accessioned2013-09-25T23:49:44Z-
dc.date.available2013-09-25T23:49:44Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationGOMES, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti. Gostei mais de correr atrás dos pombos: o itinerário do lúdico na escola de educação infantil. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5901-
dc.description.abstractThis study reports an ethnographic type investigation into the role of play in infant education making a comparison between private and state institutions. The research was carried out at four schools in Brazilia; two ‘small’ schools which offer only infant education, one private and one public, and two ‘large’ schools which offer both infant and junior education, one private and one public. Two visits per week were made to each school during one semester. Two classes were observed in each school, one of four-year-old and another of six-year-old children. The methodology applied was participative observation, informal conversation, semi-structured interviews with the teachers of the groups observed and analysis of the pedagogical project of the schools. Data was collected in a field diary and by tape recording the interviews. Whole school days were observed from the time of arrival to the children leaving so that play activities could be observed in every part of the school: in the classroom, patio and play ground among others. By means of observation, the organization of space, time, toys and equipment destined for play activities and the dynamics and sense attributed to the practice of play by the teacher could all be verified. Analyzing the data obtained during the research it was possible to affirm that both private and state schools in Brazilia have areas prepared for play, principally playgrounds, but also that in neither case did all such activities take the opportunity to value play for its own sake. It was concluded that the role play has in both private and state infant schools is principally related to the nature of the school’s pedagogic project as well as the sense attributed to play by the teacherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaçao Pre-Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectEscolas Públicas e Particularespt_BR
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectBrinquedos Educativospt_BR
dc.subjectProfessores de Educação Pré-escolar - Formação - Brasília(DF)pt_BR
dc.subjectAtividades Criativas na Sala de Aulapt_BR
dc.subjectEducação Pré-escolar - Estudo e Ensino - Brasília(DF)pt_BR
dc.titleGostei mais de correr atrás dos pombos: o itinerário do lúdico na escola de educação infantil.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho relata um estudo do tipo etnográfico na investigação do papel do lúdico nas escolas de Educação Infantil, realizando uma comparação entre as instituições públicas e privadas. A pesquisa foi realizada em quatro escolas da cidade de Brasília, sendo uma pública e uma particular, que ofereciam apenas Educação Infantil, denominadas como escolas de pequeno porte, e duas escolas, uma pública e uma particular, que ofereciam Educação Infantil e Ensino Fundamental, denominadas como escolas de grande porte. As visitas aconteceram durante um semestre, sendo dois dias por semana em cada estabelecimento. Foram observadas em cada escola duas turmas: uma de crianças de quatro anos e uma de crianças de seis anos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, conversas informais, entrevistas semi-estruturadas com os professores das turmas observadas e análise da proposta pedagógica das escolas. Os instrumentos de coleta utilizados foram o diário de campo e o gravador no momento das entrevistas. A observação ocorreu durante todo o turno, desde a hora da chegada até o momento da saída das crianças, de modo que se pôde perceber as práticas lúdicas realizadas nos vários espaços da escola: sala, pátio, parque, entre outros. Mediante a observação, foi possível verificar a organização do espaço, tempo, brinquedos, equipamentos destinados às atividades lúdicas, a dinâmica e o sentido atribuído pelo professor às práticas lúdicas infantis. Pela análise dos dados obtidos durante a pesquisa, verificou-se que tanto as escolas particulares como as públicas, de Brasília, têm um espaço preparado para a brincadeira, principalmente no que se refere à existência de parques. Verificou-se, também, em ambas as realidades educacionais, que nem todas as atividades lúdicas na escola têm o objetivo de ensejar um momento que valorize o lúdico enquanto tal. A modo de conclusão, admite-se a idéia de que o papel exercido pelo lúdico nas escolas de Educação Infantil, tanto na rede pública quanto no sistema particular de ensino, está relacionado principalmente à natureza da proposta pedagógica da escola, bem como ao sentido atribuído pelo professor às atividades lúdicaspt_BR
dc.title.enI liked to run after the pigeons: the itinerary of play in infant educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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