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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58993
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O impacto da violência urbana nos indicadores de evasão escolar no município de Fortaleza (CE) em 2012 |
Título(s) alternativo(s): | El impacto de la violencia urbana en los indicadores de evasión escolar en la ciudad de Fortaleza (CE) en 2012 |
Título em inglês: | The impact of urban violence on dropout indicators in the city of Fortaleza (CE) in 2012 |
Autor(es): | Monteiro, Vitor Borges Castela, Pablo Urano de Carvalho Arruda, Elano Ferreira |
Palavras-chave: | Violência urbana;Evasão escolar;Probit ordenado |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | MONTEIRO, Vitor Borges; CASTELAR, Pablo Urano de Carvalho; ARRUDA, Elano Ferreira. O impacto da violência urbana nos indicadores de evasão escolar no município de Fortaleza (CE) em 2012. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 117-134, jan./abr. 2021. |
Resumo: | Este trabalho analisa o impacto da violência urbana na evasão escolar das escolas da rede estadual da cidade de Fortaleza (CE) em 2012, por meio de um arcabouço quantitativo. Foram utilizados dados de 142 escolas, procedendo com uma análise empírica a partir do modelo econométrico probit ordenado. Os resultados sugerem que a violência urbana apresenta um impacto positivo e estatisticamente significativo nas chances de maior evasão escolar. Portanto, escolas localizadas em bairros mais violentos teriam maiores níveis de evasão de alunos. Além disso, os resultados também mostram que, quanto maior for a relação professor/aluno, menor tende a ser a probabilidade de evasão dos estudantes. |
Abstract: | This paper analyzes the influence of urban violence on the dropout rate of state schools in the city of Fortaleza (CE) in 2012, through a quantitative analysis. Data from 142 schools were used and an empirical analysis was performed using an ordered probit econometric model. The results indicate that urban violence has a positive and statistically significant impact on the chances of school dropout. Therefore, schools located in more violent neighborhoods have higher rates o student dropout. In addition, the results also show that the stronger the teacher student relationship, the lower the probability of students dropping out of school. |
Resumen: | Este trabajo analiza la influencia de la violencia urbana en la deserción escolar en las escuelas públicas de la ciudad de Fortaleza (CE) en 2012, a través de un marco cuantitativo. Se utilizaron datos de 142 escuelas, procediendo a un análisis empírico basado en el modelo econométrico probit ordenado. Los resultados sugieren que la violencia urbana tiene un impacto positivo y estadísticamente significativo en las posibilidades de una mayor deserción escolar. Por lo tanto, las escuelas ubicadas en barrios más violentos tendrían niveles más altos de deserción de estudiantes. Además, los resultados también muestran que cuanto mayor es la relación profesor/alumno, menor es la probabilidad de que los estudiantes abandonen la escuela. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58993 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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