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Tipo: Dissertação
Título: Efeitos de grupos na demanda por consultas odontológicas
Autor(es): Xavier, William Sheldon Maia
Orientador: Soares, Ricardo Brito
Palavras-chave: Economia da Saúde;Consultas Odontológicas
Data do documento: 2012
Citação: XAVIER, William Sheldon Maia. Efeitos de grupos na demanda por consultas odontológicas. 2012. 32f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2012.
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar a existência de efeitos de grupo, ou peer effect, na demanda por consultas odontológicas dentro de contratos coletivos de planos saúde exclusivamente odontológicos. O trabalho compara a quantidade de consultas odontológicas de cada indivíduo com a quantidade de consultas odontológicas do grupo, desconsiderando o histórico de consultas do indivíduo analisado. Para testar empiricamente se o efeito de grupo é importante, foram utilizados modelos de contagem tradicionais com a introdução da variável indicadora de efeito de grupo, em particular, o modelo de contagem binomial negativo para painel com efeito aleatório para acomodar tanto o efeito sobre-dispersão quanto à dependência temporal do uso para o mesmo indivíduo. As empresas foram divididas em 5 grupos de acordo com seu porte, sendo: 2 a 20, 21 a 50, 51 a 100, 101 a 200 e mais de 200 beneficiários. Os resultados mostraram que os efeitos de grupo aumentaram sucessivamente de acordo com o aumento do porte da empresa, sendo as empresas com mais de 200 beneficiários aquelas mais afetadas pelos efeitos de grupo.
Abstract: The purpose of this study is to identify the existence of group effects, known as peer effects, at the demand for dental appointments in collective contracts that are exclusively dental health plans. This paper compares the number of dental appointments of each person with the amount of dental appointments in the group, despising the history appoint of the analyzed individual. In order to test empirically if the group effect is important, a model of traditional counting was used, with the introduction of the variable that indicates of group effect, particularly, the model of binomial negative counting for panel with random effects, embracing both the effect of over-dispersion and the time dependence of the use for the same person. The companies were divided into five groups according to their size, as follows: 2 to 20, 21 to 50, 51 to 100, 101 to 200 and more than 200 beneficiaries. The results showed that the group effects increased successively according to the size of the company, in which companies with more than 200 beneficiaries were the ones most affected.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5884
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