Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5881
Title in Portuguese: As representações da escrita e do ensino da escrita na perspectiva dos relatos de vida do professor
Title: The representations of writing and teaching of the writing in the perspective of the stories of life of teacher
Author: Soares, Maria Vilani
Advisor(s): Soares, Maria Elias
Keywords: Linguistica
Representação Social
Representações de Escrita
Representações do ensino de escrita
Linguagem
Prática de Ensino
Social Representation
Representations of Writing
Representatives of the Teaching of Writing
Language
Practice of Teaching
Ensino fundamental - 5ª a 8ª – Terezina (PI)
Ensino da Escrita
Expressão Escrita
Saberes Docente
Conteúdos Culturais do Currículo
Vida do Professor
Produção de Textos pelo Professor
Lingüística Aplicada
Língua portuguesa - Terezina (PI) - composição e exercícios
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Issue Date: 2009
Publisher: www.biblioteca.ufc.br
Citation: Soares, M. V.; Soares, M. E. (2009)
Abstract in Portuguese: Propõe uma reflexão sobre as representações que o professor tem da escrita e do ensino da escrita, verificando até que ponto estas representações influenciam as orientações didáticas propostas pelos professores para o ensino da escrita em sala de aula. Utiliza como procedimento metodológico a perspectiva dos relatos de vida de nove professores de Português do Ensino Fundamental II (7ª), de escolas da rede pública estadual, que atuam na cidade de Teresina-Piauí. Considera como suporte teórico o conceito de representação social tal qual desenvolvido pelo pesquisador Serge Moscovici e seus colaboradores, bem como as teorias da linguagem e as diferentes concepções de língua e texto produzidas no interior da Lingüística. Levando em conta que a relação com todo objeto de conhecimento não se dá num vazio, antes encontra-se ancorada em uma dada realidade social, busca uma aproximação dos estudos atuais sobre o letramento. Mostra com a análise dos dados que, embora os relatos dos professores entrevistados tenham revelado a reprodução de antigas práticas de ensino, eles também revelam atos desses docentes que demonstram a preocupação e tentativa de eles mesmos introduzirem outras práticas que apontam para a direção de uma outra representação do ato de escrever e de ensinar a escrever
Abstract: Proposes a reflection on the representations that the teacher has the writing and the teaching of writing, noting the extent to which these representations influence the guidelines proposed by teachers teaching to the teaching of writing in classroom. Methodological procedure used as the perspective of the reported life of nine teachers of Portuguese in Elementary School (7th), the network of state public schools, which operate in the city of Teresina, Piauí. Considered to support the theoretical concept of social representation as is done by researcher Serge Moscovici and his collaborators, as well as theories of language and the different conceptions of language and texts produced within the linguistics. Taking into account that the relationship with any object of knowledge is not in a vacuum, but is anchored in a particular social reality, seeking an approximation of the current studies on literacy. Shows the analysis of data that, although the reports of the teachers interviewed have been playing the old practice of teaching, they also show acts of those teachers who demonstrate the concern and attempt to introduce themselves to other practices that indicate the direction of another representation of the writing and teaching to write
Description: SOARES, Maria Vilani. As representações da escrita e do ensino da escrita na perspectiva dos relatos de vida do professor. 2009. 221 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza-CE,2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5881
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGL - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_tese_mvsoares.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.