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Tipo: Artigo de Evento
Título: Caracterização da rigidez torcional de um baja SAE utilizandoum Braço Articulado de Medição
Título em inglês: Caracterization of torsional stiffness of a baja SAE using an Articulated Mesuaring Arm
Autor(es): Lima, Clídio Richardson Gonçalves de
Callou, Alisson Patrick Oliveira
Alan Neto, Alberto
Palavras-chave: Rigidez torcional;Torção;Braço articulado de medição;Chassi
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: https://metrologia.org.br/wpsite/eventos/
Citação: LIMA, Clídio Richardson Gonçalves de; CALLOU, Alisson Patrick Oliveira; ALAN NETO, Alberto. Caracterização da rigidez torcional de um baja SAE utilizandoum Braço Articulado de Medição Caracterization of torsional stiffness of a baja SAE using an Articulated Mesuaring Arm. In: CONGRESSO METROLOGIA,9º, 26 a 29 nov. 2017, Fortaleza, CE. Anais[...] Fortaleza, p.1-4, 2017.
Resumo: A exigência do setor automotivo somada à necessidade de redução de emissões e oconsequente aumento da eficiência tem tornado cada vez mais altos os investimentos na caracterização de estruturas veiculares. As máquinas de medição por coordenadas podem desempenhar um papel muito importante nesse contexto, tornando a caracterização da rigidez torcional mais acessível. Neste trabalho,através do estudo dos braços articulados de medição e dos esforços em um chassi, apresenta a viabilidade técnica da avaliação dimensional de estruturas veiculares em um ensaio de torção, tornando possível a caracterização destas estruturas quanto à rigidez torcional.
Abstract: Requirements forautomotive sector added the need of emissions reduction and the high efficiencythat comes with it has been raisingthe investments on structure evaluation as they try to reach these goals. Coordinate Measuring Machines have a significant role to play in this context as they are already found tools in manufactures, making this type of characterization accessible. This paper seeks, through the study of those toolsand the loadings on car structure,to present the technical feasibility ofvehicle structures dimensional analysis in torsion, making it possible to characterize the torsion stiffness of a car structures using those.
URI: http://hdl.handle.net/2050011876/765
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58798
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