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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tipicidade e realismo em Engels e três exemplos da literatura brasileira
Título(s) alternativo(s): Tipicidad y realismo en Engels y tres ejemplos de la literatura brasileña
Autor(es): Oliveira, Rogério Rufino de
Soares, Luís Eustáquio
Nunes, El-Buainin Vieira Machado
Palavras-chave: Literatura brasileira;Materialismo histórico;Tipicidade;Triunfo do realismo;Literatura brasileña;Tipicidad;Triunfo del realismo
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: OLIVEIRA, Rogério Rufino de; SOARES, Luís Eustáquio; NUNES, El-Buainin Vieira Machado. Tipicidade e realismo em Engels e três exemplos da literatura brasileira. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 195-214, out./dez. 2020.
Resumo: Este artigo é um trabalho de teoria e crítica literárias que recorre a Friedrich Engels, sobretudo às cartas que escreveu para Ferdinand Lassalle, em 1559, à Minna Kautsky, em 1885, e à Margaret Harkness, em 1888, propondo uma interpretação histórico-materialista da noção de tipicidade, base para a definição de realismo elaborada por esse pensador marxista no século XIX, tempos antes de Georg Lukács desenvolver esses dois conceitos em sua teoria estética. Realiza-se uma análise do poema Geni e o Zepelin, de Chico Buarque, do conto “Famigerado”, de João Guimarães Rosa, e da novela A hora de estrela, de Clarice Lispector, com o objetivo de verificar a adequação entre as duas categorias sob a interpretação engelsiana e três exemplos de gêneros distintos da literatura brasileira produzida na segunda metade do século XX. Assim, pondera-se sobre a atualidade da contribuição crítico-teórica de Engels e o que dela confere aos objetos analisados um caráter de engajamento crítico a partir da convergência entre forma e conteúdo inscrita na representação estético-literária.
Resumen: Este artículo es um trabajo de teoría y crítica literaria que utiliza Friedrich Engels, especialmente las cartas que escribió a Ferdinand Lassalle, en 1559, a Minna Kautsky, en 1885, y a Margaret Harkness, en 1888, proponiendo una interpretación histórico-materialista de la noción de tipicidad, base para la definición de realismo elaborada por este pensador marxista en el siglo XIX, tiempos antes de que György Lukács desarrollara estos dos conceptos en su teoría estética. Se analiza el poema Geni e Zepelin, de Chico Buarque, el cuento Famigerado, de João Guimarães Rosa, y la novela A hora de estrela, de Clarice Lispector, para verificar la adecuación entre las dos categorías bajo a la interpretación engelsiana y tres ejemplos de géneros diferentes de la literatura brasileña producidos en la segunda mitad del siglo XX. Así, hay uma reflexión sobre la relevancia del aporte crítico-teórico de Engels y qué le da a los objetos analizados un carácter de compromiso crítico basado en la convergencia entre forma y contenido inscrita en la representación estético-literaria.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58791
ISSN: 2596-2817
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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