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Tipo: TCC
Título: O programa Bicicletar como uma alternativa à crise da mobilidade urbana na cidade de Fortaleza-CE
Autor(es): Eufrasio, Maria Vanderlir Sales
Orientador: Chacon, Suely Salgueiro
Palavras-chave: Gestão de políticas públicas;Programa Bicicletar;Mobilidade urbana;Políticas públicas de gestão urbana;Políticas públicas
Data do documento: 2021
Citação: EUFRASIO, Maria Vanderlir Sales. O programa Bicicletar como uma alternativa à crise da mobilidade urbana na cidade de Fortaleza-CE. 2021. 67 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Fortaleza, 2021.
Resumo: Com a urbanização acelerada e desordenada, e a grande concentração de pessoas na cidade de Fortaleza, nas últimas décadas, ocasionou um aumento na frota de automóveis particulares, e assim acentuaram-se as dificuldades de locomoção e os congestionamentos da capital do Ceará. Visando melhorar o problema da mobilidade urbana da cidade, a gestão municipal lançou várias iniciativas de locomobilidade, dentre elas o Programa de Bicicletas Compartilhadas. Buscando entender melhor a iniciativa da gestão municipal da cidade de Fortaleza de bicicletas compartilhadas, o trabalho traz uma análise do Programa Bicicletar a partir da perspectiva dos usuários das bicicletas compartilhadas e sob a ótica da Lei de Mobilidade Urbana. Para coleta de dados foram realizados questionários com os utilizadores das bicicletas, através de questionário estruturado com 16 perguntas, em 40 estações do Bicicletar durante o período de novembro de 2020 a janeiro de 2021. Dessa maneira foi obtido a resposta de 37 usuários ativos do Programa e pode-se perceber o crescimento do mesmo na capital cearense e como ele impacta positivamente a vida dos utilizadores de transporte coletivo e que mediante incentivo ele pode ser ainda mais eficaz como ferramenta alternativa a crise de mobilidade urbana de Fortaleza.
Abstract: With the accelerated and disordered urbanization, and the great concentration of people in the city of Fortaleza, in the last decades, it caused an increase in the fleet of private cars, and thus the locomotion difficulties and the congestion of the capital of Ceará were accentuated. In order to improve the problem of urban mobility in the city, the municipal administration launched several mobility initiatives, among them the Shared Bicycles Program. Seeking to better understand the initiative of the municipal management of the city of Fortaleza for shared bicycles, the work brings an analysis of the Bicicletar Program from the perspective of users of shared bicycles and from the perspective of the Urban Mobility Law. For data collection, questionnaires were carried out with bicycle users, through a structured questionnaire with 16 questions, in 40 stations of the Bicicletar during the period from November 2020 to January 2021. In this way, the response of 37 active users of the Program was obtained. and it can be seen its growth in the capital of Ceará and how it positively impacts the lives of users of public transport and that through encouragement it can be even more effective as an alternative tool to the urban mobility crisis in Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58564
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