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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58508
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Statistical models for the estimatio of the origin-destination matrix from traffic counts |
Título em inglês: | Statistical models for the estimatio of the origin-destination matrix from traffic counts |
Autor(es): | Pitombeira Neto, Anselmo Ramalho Oliveira Neto, Francisco Moraes de Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Palavras-chave: | Matriz origem-destino;Demanda por transportes;Modelo estatístico |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | PITOMBEIRA NETO, Anselmo Ramalho; OLIVEIRA NETO, Francisco Moraes de; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Statistical models for the estimation of the origin-destination matrix from traffic counts. Transportes, São Paulo-SP, v. 25, n. 4, p. 1-13, 2017. |
Resumo: | No planejamento dos transportes, um dos primeiros passos é estimar a demanda por viagens. O produto final do processo de estimação é uma matriz origem-destino (OD), cujas entradas correspondem ao número de viagens entre pares de zonas de origem-destino em uma região de estudo. Neste artigo, revisamos os principais modelos estatísticos propostos na literatura para a estimação da matriz OD com base em contagens de tráfego. Ao contrário dos modelos de reconstrução, os modelos estatísticos não visam a estimar a matriz OD exata correspondente aos volumes de tráfego observados, mas sim a estimar os parâmetros de um modelo estatístico da população de matrizes OD. Inicialmente, define-se o problema da estimação, enfatizando sua natureza subespecificada, o que levou ao desenvolvimento de vários modelos baseados em diferentes abordagens. Descrevem-se modelos estáticos cujos parâmetros são estimados por meio da máxima verossimilhança, do método dos momentos e da inferência bayesiana. Descrevem-se também alguns modelos dinâmicos recentes. Em seguida, discutem-se questões de pesquisa relacionadas ao problema da subespecificação, às premissas adotadas nos modelos e à estimativa da matriz de escolha de rotas, e indicam-se direções de pesquisa promissoras. |
Abstract: | In transportation planning, one of the first steps is to estimate the travel demand. The final product of the estimation process is an origin-destination (OD) matrix, whose entries correspond to the number of trips between pairs of origin-des na on zones in a study region. In this paper, we review the main sta s cal models proposed in the literature for the es ma on of the OD matrix based on traffic counts. Unlike reconstruc on models, sta s cal models do not aim at es ma ng the exact OD matrix corresponding to observed traffic volumes, but they rather aim at es ma ng the parameters of a sta s cal model of the popula on of OD matrices. Ini ally we define the es ma on problem, emphasizing its underspecified nature, which has lead to the development of several models based on different approaches. We describe sta c models whose parameters are es mated by means of maximum likelihood, the method of moments, and Bayesian inference. We also describe some recent dynamic models. Following that, we discuss research ques ons related to the underspecifica on problem, model assump ons and the es ma on of the route choice matrix, and indicate promising research direc ons. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58508 |
ISSN: | 2237-1346 |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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