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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58388
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação dos impactos do metrô na acessibilidade da população de baixa renda aos postos de trabalho em Fortaleza |
Autor(es): | Freire, Renan Monteiro Carioca Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Lopes, André Soares Sousa, Francelino Franco Leite de Matos |
Palavras-chave: | Transporte público;Avaliação de políticas públicas em transporte urbano;Planejamento da acessibilidade |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | FREIRE, Renan Monteiro Carioca; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; LOPES, André Soares; SOUSA, Francelino Franco Leite de Matos. Avaliação dos impactos do metrô na acessibilidade da população de baixa renda aos postos de trabalho em Fortaleza. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 3, p. 1-13, 2019. |
Resumo: | O paradigma de planejamento de transportes vigente, cujo foco reside não só na mobilidade das pessoas mas especialmente na sua acessibilidade às atividades urbanas, se baseia em princípios de sustentabilidade e equidade visando reduzir desigualdades socioespaciais, promovendo assim melhor qualidade de vida e justiça social. Nesse contexto de tomada de decisão, este trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos advindos das melhorias operacionais propostas nas linhas Sul e Oeste do Metrofor sobre a problemática do acesso aos postos de trabalho da população de baixa renda em Fortaleza. O método de avaliação ex-ante proposto, assumindo a premissa social do igualitarismo, emprega indicadores de acessibilidade baseados em utilidade, obtidos através do logsum, para levantar hipóteses relacionadas à distribuição espacial das zonas mais ou menos beneficiadas pela intervenção, assim como a dispersão dos impactos sobre o grupo socialmente mais vulnerável. Conclui-se que as ações propostas são eficazes ao elevar os níveis de acessibilidade das zonas consideradas críticas, embora com efeitos limitados se não acompanhadas de políticas públicas de uso do solo. |
Abstract: | The current transporta5on planning paradigm, which focus lies not only on people’s mo-bility but specially on their access to urban ac5vi5es, is based on sustainability and eq-uity principles aiming to reduce socio-spa5al inequali5es, thus fostering beAer quality of life and social jus5ce. In such a decision-making context, this paper’s main objec5ve is to assess how opera5onal investments in Metrofor’s South and West lines impact on the accessibility to jobs experienced by the low-income popula5on in Fortaleza. The pro-posed ex-ante assessment method, assuming the egalitarianism social premise, uses a u5lity-based accessibility indicator, derived from the logsum concept, to help raise hy-potheses related to the zones’ spa5al distribu5on more or less benefited from the inter-ven5on, as well as the dispersion of the impact over the most vulnerable social group. It is concluded that the proposed ac5ons are effec5ve in raising accessibility levels in cri5cal zones, although with limited effects if not coupled with land-use public policie |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58388 |
ISSN: | 2237-1346 |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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