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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo da separação entre pistas de pouso e decolagem e de taxiamento em aeródromos brasileiros – aplicação ao Aeroporto Internacional de Fortaleza
Autor(es): Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Maia, Renan Santos
Mesquita Júnior, Gledson Silva
Santos, Wilkens Martins dos
Palavras-chave: Segurança operacional;Análise de risco;Taxiways paralelas;Colisão
Data do documento: 2020
Citação: OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; MAIA, Renan Santos; MESQUITA JÚNIOR, Gledson Silva; SANTOS, Wilkens Martins dos. Estudo da separação entre pistas de pouso e decolagem e de taxiamento em aeródromos brasileiros – aplicação ao Aeroporto Internacional de Fortaleza. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 1, p. 1-15, 2020.
Resumo: Inadequações relativas ao projeto geométrico podem ser consideradas comuns em aeroportos pelo mundo. No Brasil, alguns aeroportos apresentam inconformidades de separação entre eixos de pistas de pouso e decolagem e de taxiamento paralelas que são inferiores aos requisitos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil. Este trabalho objetiva avaliar o impacto de tal situação no risco de colisões associado a operações simultâneas de aeronaves em condições de operação por instrumentos. Para tanto, foi utilizado um método de análise de risco proposto pelo Airport Cooperative Research Program do Transportation Research Board com aeronaves de três categorias distintas que operam no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Percebeu-se que há probabilidades reduzidas de acidentes acontecerem nestas condições, sendo o método apresentado um meio relevante para a análise quantitativa dos riscos operacionais em tais situações de inconformidade, podendo esta abordagem ser aplicada em casos similares.
Abstract: Devia7ons from geometric design standards are common in airports around the world. In several Brazilian Airports, there are non-conformi7es in distances between parallel runways and taxiways, which are lower than the requirements set by the Na7onal Civil Avia7on Agency. This paper aims to assess the impact of such devia7ons on the risk of collisions associated with simultaneous opera7ons on the airport site, especially in the case of instruments’ opera7on. To do so, a risk analysis method proposed by the Airport Coopera7ve Research Program of the Transporta7on Research Board was applied with three different aircraC types that operate at Fortaleza Interna7onal Airport. It was found that there is a low probability of accidents and that the method used is an effec7ve way to quan7fy the opera7onal risk of lower-than-standard separa7ons between parallels runway and taxiways, being this approach useful for similar situa7ons.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58361
ISSN: 2237-1346
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