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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha de Conhecimento, riqueza e política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci
Autor(es): Silva, Sandra Regina Paz da
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citação: SILVA, Sandra Regina Paz da. Conhecimento, Riqueza e Política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 1-3, 2010. Resenha da obra de: BEZERRA, Ciro. Conhecimento, Riqueza e Política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci. Maceió/AL: EDUFAL, 2009.
Resumo: O livro Conhecimento, Riqueza e Política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da Filosofia da Práxis de Gramsci, de Ciro Bezerra,lançado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, insere-se dentre os estudos que buscam, de forma primorosa, contemporaneizar o poder explicativo e de análise do pensamento social marxiano. Nele, empreende-se um esforço que realça a perspectiva de Marx e de Gramsci de ciência,conhecimento e de processos educativos que se efetivam nas relações sociais e em instituições especializadas, vinculadas à superação da sociedade capitalista e à emancipação humana. A obra tem dois objetivos básicos. O primeiro é analisar a relação trabalho e educação sob os fundamentos da teoria do valor trabalho, formulada por Marx, valendo-se, sobretudo, das categorias fetichismo e reificação, para explicar a dialética das relações sociais (infraestrutura) com as formas sociais (superestrutura), no âmbito do processo de produção e apropriação social de conhecimentos. O outro objetivo consiste em demonstrar os limites e possibilidades que o sistema escolar oferece para a construção de uma sociedade emancipada, mostrando os obstáculos éticos e políticos para se efetivar um projeto histórico, apoiando-se na filosofia da práxis de Gramsci. Entretanto, a obra não se esgota nesses objetivos; ela também demonstra porque a atividade pedagógica e intelectual é trabalho humano, tal como Marx e Engels compreendem esta categoria, como “atividade humana sensível”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5836
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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