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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Analysis of accident duration on urban arterials roads
Autor(es): Souza, Vandeyberg Nogueira de
Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Palavras-chave: Análise de sobrevivência;Duração de acidentes de trânsito;Congestionamento não-recorrente
Data do documento: 2020
Citação: SOUZA, Vandeyberg Nogueira de; OLIVEIRA NETO, Francisco Moraes de. Analysis of accident duration on urban arterials roads. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 3, p. 1-15, 2020.
Resumo: Acidentes de trânsito são o principal fator para a formação de congestionamentos não recorrentes em vias urbanas e responsáveis por gerar atrasos inesperados aos usuários do sistema. Entender o comportamento da duração desses acidentes e identificar os seus fatores explicativos pode conduzir para um gerenciamento mais eficiente do tráfego urbano. Buscando contribuir com essa problemática, este trabalho teve como objetivo analisar a duração de acidentes de trânsito ocorridos em vias urbanas da cidade de Fortaleza-CE. Inicialmente, um método para detectar a duração dos acidentes a partir de dados de tráfego de equipamentos de fiscalização eletrônica foi proposto, dada a indisponibilidade dessa informação no banco de dados de acidentes de trânsito. Como resultados, a duração dos 324 acidentes detectados teve uma média de 72 minutos e uma dispersão de 48 minutos. A função densidade de probabilidade Gamma apresentou o melhor ajuste à duração dos acidentes, indicando que essa variável é influenciada por eventos que ocorrem ao longo do tempo, aumentando a probabilidade de o acidente ser resolvido. A análise mostrou que fatores relacionados ao atendimento dos acidentes, ao comportamento dos indivíduos, ao número de veículos envolvidos e ao local de ocorrência (meio de quadra ou interseção) podem estar influenciando a duração dos acidentes. Entretanto, não foram encontrados indícios de que a duração dos acidentes é influenciada pela sua gravidade (acidentes com ou sem vítimas) ou pela sua natureza.
Abstract: Traffic accidents are the major factor for the formation of non-recurrent traffic jams in urban roads, causing unexpected delays to the users. The understanding of the variability of traffic accident dura on and its main explanatory factors can lead to a more efficient urban traffic management. Aiming to contribute to this problem, this paper analyzes the dura on of traffic accidents occurring in the urban arterial roads of Fortaleza city, Brazil. Ini ally, a method to detect the dura on of accidents from traffic data of the electronic surveillance system was proposed, given the unavailability of this informa on in the traffic accident database of the Fortaleza’s traffic management agency. As results, the analysis of 324 accidents showed an average dura on of 72 minutes and a standard devia on of 48 minutes. The Gamma density func on was iden fied as the best fit for the dura on of accidents, indica ng that this variable is affected by events that occur over me, increasing the probability of the accidents being resolved. The analysis revealed that factors related to traffic agent services, individual behavior, number of vehicles and accident loca on (mid-block or intersec on) may affect the accident dura on. However, no evidence was found that the dura on of accidents is influenced by its severity (accidents with or without vic ms) or by its nature.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58358
ISSN: 2237-1346
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