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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Nelson Barros da-
dc.contributor.authorPeixoto, Michael Viana-
dc.date.accessioned2013-09-23T11:10:11Z-
dc.date.available2013-09-23T11:10:11Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPeixoto, M. V.; Costa, N. B. (2005)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5834-
dc.descriptionPEIXOTO, Michael Viana. O tropicalismo e a cultura pop – um encontro interdiscursivo em Adriana Calcanhotto. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2005pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguistica Aplicadapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectMúsica Popular Brasileirapt_BR
dc.subjectApplied Linguísticapt_BR
dc.subjectAnalysis of the Speechpt_BR
dc.subjectBrazilian Popular Musicpt_BR
dc.subjectCalcanhotto, Adriana, 1965 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectIntextualidadept_BR
dc.subjectCanções - Rio Grande do Sul - História e Críticapt_BR
dc.subjectTropicalismo (movimento musical)pt_BR
dc.subjectMúsica e linguagempt_BR
dc.titleO tropicalismo e a cultura pop – um encontro interdiscursivo em Adriana Calcanhottopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa se propôs a investigar de que maneira se dá o cruzamento discursivo entre o movimento estético-ideológico tropicalista e a Canção Pop, na produção literomusical de Adriana Calcanhotto. A teoria de base que norteou o trabalho foi a Análise do Discurso de linha francesa, cujos principais subsídios teóricos foram fornecidos por Dominique Maingueneau (1995). Além das categorias de análise elaboradas por ele, foram consideradas também as contribuições teóricas de autores como Bakhtin/Volochínov (1995), Authier-Revuz (1984), Piegay-Gros (1996), Costa (2001), Tatit (1996), Sanches (2000) e Campos (1983). Apresentou-se, inicialmente, todo o aparato teórico fornecido por esses autores e, em seguida, com base no que se tem pesquisado acerca do Tropicalismo, caracterizamo-lo sob uma perspectiva discursiva, utilizando os conceitos de comunidade discursiva, gênero, posicionamento, etos, cenografia, código de linguagem, relações intertextuais, interdiscursivas e metadiscursivas. Essa mesma caracterização também foi feita com a canção pop. Logo após, observou-se como a prática literomusical de Adriana Calcanhotto incorpora elementos do Movimento Tropicalista e do posicionamento pop. Para esta análise, foram consideradas também as semioses visuais presentes nos encartes dos discos da artista. O recurso a esse material se deve ao fato de se identificar também nele tanto características do posicionamento pop quanto do Tropicalismo. Com esta análise, foi possível observar de que maneira se dá o entrecruzamento discursivo dos posicionamentos tropicalista e pop na produção literomusical de uma artista que, a partir de tal pesquisa, propomos caracterizar como neotropicalistapt_BR
dc.title.enThe tropicalismo and the pop culture - interdiscursivo meeting in Adriana Calcanhottopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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