Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58311
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
Título em inglês: Methodological quality of validation of studies on simulated scenarios in nursing
Autor(es): Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Pires, Fabiana Cristina
Nascimento, Kleiton Gonçalves do
Regino, Daniela da Silva Garcia
Siqueira, Tainá Vilhar
Dalri, Maria Celia Barcellos
Palavras-chave: Enfermagem;Simulação;Educação em Enfermagem;Aprendizagem;Estudo de Validação
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: NASCIMENTO, J. S. G. et al. Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e62459, 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/62459/196797. Acesso em: 11/05/2021
Resumo: Objetivo: avaliar a qualidade do processo de validação reali-zado em estudos que desenvolveram cenários clínicos simu-lados para o ensino e aprendizagem em enfermagem. Mé-todos: os pesquisadores procederam à realização de duas etapas: uma revisão integrativa nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulati-ve Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, SCOPUS e Educational Resources Information Cen-ter;e a avaliação da validação, adotando-se a ferramenta va-lidada (Avaliação da Qualidade para Estudos de Validade). Resultados: identificaram-se 561 estudos, dos quais seis compuseram a amostra, primários, metodológicos, disponí-veis eletronicamente e na íntegra. A maioria apresentou boa qualidade de validação ao cumprir quase todos os critérios exigidos pela ferramenta. Conclusão: a validação dos estu-dos sobre cenários clínicos foi capaz de sustentar evidências confiáveis para a adoção no ensino por meio da simulação em enfermagem.
Abstract: Objective: to evaluate the quality of the validation process performed in studies that developed simulated clinical sce-narios for teaching and learning in nursing. Methods: the researchers conducted two steps: an integrative review in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Web of Science, SCOPUS, and Educational Resources Infor-mation Center databases; and the validation assessment, using the validated tool (Quality Assessment for Validity Studies). Results: 561 studies were identified, six of which comprised the sample, primary, methodological, available electronically and in full. Most showed good validation qua-lity by meeting almost all the criteria required by the tool. Conclusion: the validation of studies on clinical scenarios was able to support reliable evidence for adoption in tea-ching through simulation in nursing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58311
ISSN: 2175-6783
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_jsgnascimento.pdf362,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.