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Tipo: Tese
Título: Rotas movediças: a criação e o ensino de arte nos trajetos da vida e da história
Autor(es): Felix, Antonio Gilvamberto Freitas
Orientador: Linhares, Ângela Maria Bessa
Palavras-chave: Artes na educação;Artes - Estudo e ensino;Ensino criativo
Data do documento: 2021
Citação: FELIX, Antonio Gilvamberto Freitas. Rotas movediças: a criação e o ensino de arte nos trajetos da vida e da história. Orientadora: Ângela Maria Bessa Linhares. 2021. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O ensino de Arte é rodeado de práticas questionáveis que aparecem como heranças de estratégias que foram adotadas em outros períodos educacionais e que influem diretamente no processo formativo-estético e nas práticas de criação atualmente na sala de aula. Para compreender estas práticas, suas influências e como elas podem ser problematizadas no ensino de hoje, é necessário traçar rotas desses trajetos e demarcar as saliências relativas à criação. Surge, assim, a investigação Rotas movediças: a criação e o ensino de Arte nos trajetos da vida e da história, que tem como objetivo analisar as manifestações relativas à criação artística em um processo de formação de professor de Arte/Teatro e na história do ensino de Arte e de suas linguagens no Brasil, a fim de interconectar experiências e revelar potencialidades para o ensino de Arte na contemporaneidade. Com base na pesquisa (auto)biográfica, buscou-se encontrar nos processos formativos, revisitando histórias de vida e narrativas, aspectos relativos à criação observados por diversas facetas. Em busca ainda de uma compreensão estendida, partindo do singular para o plural, do micro para o macro, realizou-se uma investigação bibliográfica e historiográfica que intercruza e reconhece as narrativas das ideias educacionais na história do ensino de Arte no Brasil com as questões observadas nas narrativas pessoais. Neste percurso são salientados os aspectos casulares: elementos relacionados à criação que operam entre formas e possibilidades criacionais e o engendramento de ideias e procedimentos que tocam de alguma forma a criação. É na análise desses aspectos que se chega à compreensão de que os aspectos de criação salientados nos trajetos de vida e no percurso do ensino de Arte no Brasil influenciam na prática artístico- -docente contemporânea, de forma que sua compreensão permite ao professor uma potencialização, problematização e estímulo à construção de conhecimentos relativos à criação e seus processos, possibilitando um processo de ensino-aprendizagem que aflore a sensibilidade, a criatividade e a criticidade e amplie exponencialmente a compreensão da Arte na escola e de seus alcances artísticos, pedagógicos e criativos, para seus diversos sujeitos, tocando seus diversos espaços.
Abstract: Art teaching is surrounded by questionable practices that appear as inheritances of implementation that were adopted in other educational periods and that directly influence the formative-aesthetic process and creative practices currently in the classroom. To understand these practices, their influences and how they can be problematized in today's teaching, it is necessary to trace routes of these routes and demarcate the prominences related to creation. Thus, the research emerges Routes moving: the creation and teaching of Art in the paths of life and history, which aims to analyze the manifestations related to artistic creation in a process of formation of an Art/Theater teacher and in the history of teaching Art and its languages in Brazil, to interconnect experiences and reveal potentialities for teaching Art in contemporary times. Based on (auto) biographical research, we sought to find in the formative processes, revisiting life stories and narratives, an aspect related to creation observed by different facets. In search of an extended understanding, starting from the singular to the plural, from the micro to the macro, a bibliographic and historiographic investigation was carried out that intercross and recognized as narratives of educational ideas in the history of Art teaching in Brazil with the issues observed in personal narratives. In this path, the aspects are highlighted: elements related to creation that operate between forms and creative possibilities and the engendering of ideas and procedures that touch creation in some way. It is in the analysis of these aspects that it comes to the understanding that the aspects of creation that stand out in the life paths and in the course of Art teaching in Brazil influence contemporary artistic-teaching practice, so that their understanding allows the teacher to potentiate, problematize and encouraging the construction of knowledge related to creation and its processes, enabling a teaching and learning process that touches on sensitivity, creativity and criticality and exponentially expands the understanding of art in school and its artistic, pedagogical and creative reach, for its diverse dishes, diverse dishes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58310
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