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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O desenvolvimento socioemocional do aluno com altas habilidades: controvérsias da inclusão
Título(s) alternativo(s): El desarrollo socioemocional del estudiante con altas capacidades: controversias de la inclusión
Título em inglês: The socio-emotional development of gifted and talented students: controversies surrounding inclusion
Autor(es): Cunha, Rafaela Santos da
Silva, Gisele Reinaldo da
Palavras-chave: Altas habilidades;Inclusão;Desenvolvimento integral
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: CUNHA, Rafaela Santos da; SILVA, Gisele Reinaldo da. O desenvolvimento socioemocional do aluno com altas habilidades: controvérsias da inclusão. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 147-161, set./dez. 2020.
Resumo: Este artigo busca refletir sobre a qualidade da inclusão dos alunos com altas habilidades no ensino regular, ancorando-se na premissa de que a escola é um espaço de formação global dos indivíduos. Desta forma, questionam-se práticas pedagógicas que enfocam esforços demasiados em prol da formação cognitiva do discente, desconsiderando a relevância do desenvolvimento psicológico e social do aluno superdotado. Como fundamentação, pautamo-nos metodologicamente nas contribuições bibliográficas de prestigiados pesquisadores da área de altas habilidades, através da revisão qualitativa e comparativa de suas concepções teórico-críticas. Concluímos que a inclusão adequada do aluno com altas habilidades no ensino regular constitui um complexo desafio. Entretanto, a partir da identificação das falhas e da busca por práticas pedagógicas favoráveis à formação integral do sujeito altamente habilidoso, para além do cognitivo, é possível construir um ambiente educativo propício ao fomento pleno de suas aptidões e competências.
Abstract: This paper seeks to reflect on the quality of the inclusion of gifted and talented students in regular education based on the premise that school is an environment for the comprehensive education of the individual. Thus, certain teaching practices which focus on excessive efforts on behalf of the student’s cognitive education, without consideration of the importance of the gifted student’s social and psychological development, will be put under examination. As our theoretical and methodological basis, we were guided by the bibliographical production of renowned researchers in the field of giftedness, with a qualitative and comparative review of their critical-theoretical views. We have concluded that proper inclusion of gifted and talented students in regular education constitutes a complex challenge; however, starting from an identification of flaws and the search for teaching practices favorable to the gifted and talented subject’s comprehensive education, not only cognitive, it is possible to build an education environment conducive to a comprehensive development of the individual’s aptitudes and competences.
Resumen: Este artículo busca reflexionar sobre la calidad de la inclusión de alumnos con altas capacidades en la educación regular, anclado en la premisa de que la escuela es un espacio de formación global de los individuos. De esta manera, se cuestionan las prácticas pedagógicas que se centran en demasiados esfuerzos a favor de la formación cognitiva del discente, y desconsideran la relevancia del desarrollo psicológico y social del alumno superdotado. Como base, nos apoyamos metodológicamente en los aportes bibliográficos de prestigiosos investigadores en el campo de altas competencias, a través de una revisión cualitativa y comparativa de sus concepciones teórico-críticas. Concluimos que la adecuada inclusión de estudiantes con altas competencias en la educación regular es un desafío complejo, sin embargo, a partir de la identificación de fallas y la búsqueda de prácticas pedagógicas favorables a la formación integral del sujeto altamente calificado, además de lo cognitivo, es posible construir un entorno educativo propicio para la plena promoción de sus habilidades y competencias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58233
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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