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Tipo: Capítulo de Livro
Título: A Orientação de trabalho do propagandista da indústria farmacêutica: aplicação da escala SOCO
Autor(es): Diniz, Gleison Mendonça
Barros Neto, José de Paula
Murakami, Luiz Carlos
Monteiro, André Jalles
Palavras-chave: Indústria farmacêutica;Marketing;Propaganda
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: DINIZ, G. M. et al. A Orientação de trabalho do propagandista da indústria farmacêutica: aplicação da escala SOCO. In: Augusto César de Aquino Cabral; Cláudia Buhamra de Abreu Romero; Serafim Firmo de Souza Ferraz (Org.). Reflexões e práticas em gestão de recursos humanos e marketing. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 369-398.
Resumo: O propósito desta pesquisa foi analisar a orientação de trabalho do propagandista da indústria farmacêutica no mercado de Fortaleza, mediante a aplicação da escala SOCO (Orientação a Vendas - Orientação ao Cliente), que, por conseguinte, teve o objetivo de avaliar o grau de comprometimento dos propagandistas na venda orientada aos médicos, ajudando-os a tomar decisões que irão satisfazer suas necessidades. Foi analisada a orientação de trabalho do propagandista da indústria farmacêutica na opinião do próprio propagandista e do médico, além de comparadas estas duas percepções. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em outubro de 2006 na cidade de Fortaleza, com a aplicação de questionários com a escala SOCO. Para cumprir o objetivo do referido estudo, diferentes técnicas foram utilizadas, como: distribuição de freqüências, apresentação de gráficos em barra, teste de normalidade, teste de tendência central, teste de médias e teste da diferença de médias. A amostra, do tipo não probabilística, foi composta de 40 médicos e 40 propagandistas. Por fim, baseado nos resultados obtidos, a pesquisa mostrou que os médicos não percebem os propagandistas tão orientados para o cliente como os próprios propagandistas se percebem.
Abstract: This study purpose was analyze the work orientation of sales representatives in the market of Fortaleza. It was done through the use of SOCO scale (Sales Orientation - Customer Orientation). The use of the scale had the objective to measure the degree of commitment of the sales representatives during an oriented sale to doctors, helping them make buying decisions that will satisfy their necessities. The sales representatives’ orientation was analyzed using their own opinions along with the doctors’ opinion, besides being those compared to the respective perceptions about work orientation of the sales representative. The qualitative research was done during October of 2006 in Fortaleza city. It was done through the use of questionnaires with SOCO scale. To fulfill the objective of the referred study, different techniques were used, such as: frequency distribution, presentation of bar graphics, normality test, central tendency test, average test and test of difference of average. The non probabilistic sample was composed by 40 doctors and 40 sales representatives. Ultimately, based on the results obtained, the research showed that the doctors don’t see the sales representative so oriented to the customer as much as the sales representatives see themselves.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5814
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