Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5804
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O conteúdo da estratégia de produção: uma adaptação para a construção de edificações
Autor(es): Barros Neto, José de Paula
Formoso, Carlos Torres
Fensterseifer, Jaime Evaldo
Palavras-chave: Pequenas empresas;Estratégia de produção;Construção habitacional
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Ambiente Construído
Citação: BARROS NETO, J. P. ; FORMOSO, C. T. ; FENSTERSEIFER, J. E. O conteúdo da estratégia de produção: uma adaptação para a construção de edificações. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 39-52, jan./mar. 2002.
Resumo: As empresas de construção habitacional tradicionalmente são dirigidas com base em decisões estratégicas tomadas a partir da experiência e intuição de seus dirigentes. Isto faz com que as empresas invistam pouco em processos formais de planejamento estratégico e tenham uma posição competitiva reativa em relação ao mercado. Quando se trata da função produção, a visão operacional e de curto prazo é ainda mais enfatizada, resultando, algumas vezes, em erros de investimentos que podem comprometer a sobrevivência financeira da empresa. Diante disso, este artigo pretende discutir a formulação de estratégias de produção na construção de edificações, dando ênfase à adaptação dos conceitos relacionados ao conteúdo estratégico como forma de despertar o setor para a importância estratégica da produção. Este trabalho está baseado em estudos de caso realizados em pequenas empresas de construção do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Abstract: Building companies are traditionally driven by strategic decision which are mostly based on top managers' intuition and experience. The lack of formal processes for strategic planning often results in a reactive competitive approaches in relation to the environment. Regarding the production function, the operational vision and short-time approach tend to be even more emphasized, sometimes leading to mistakes in investiments that can affect the company financial survival. This paper discusses the formulation of the production strategy in the building industry, emphasizing the adaptation of concepts related to the content of strategic plans. This study is based on case studies carried out in small-sized building companies from the state of Rio Grande do Sul, Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5804
ISSN: 1415-8876
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_jpbarrosneto.pdf171,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.