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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise dos requisitos dos clientes de habitações de interesse social: o caso do par
Autor(es): Nascimento Júnior, Edinardo do
Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Avaliação pós-ocupação;Satisfação do consumidor;Habitação de interesse social;Habitação popular
Data do documento: 2008
Citação: NASCIMENTO JUNIOR, Edinardo do; BARROS NETO, José de Paula. Análise dos requisitos dos clientes de habitações de interesse social: o caso do par. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIII., 7 a 10 out. 2008, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2008.
Resumo: A análise de satisfação dos clientes e avaliações pós-ocupacionais de empreendimentos tem sido alvo de inúmeras pesquisas no Brasil. Entretanto, a análise conjunta dos principais resultados, do perfil dos clientes, e do nível de importância é ainda incipiente principalmente quando se fala em habitações de interesse social. O objetivo deste trabalho é analisar pesquisas de avaliação da satisfação dos clientes do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) realizadas de forma conjunta em cinco cidades brasileiras: Fortaleza (CE), Pelotas (RS), Londrina (PR), Porto Alegre (RS) e Feira de Santana (BA). Esse estudo faz parte do projeto REQUALI (Gerenciamento dos Requisitos e Melhoria da Qualidade da Habitação de Interesse Social). A análise enfoca o perfil dos clientes em cada cidade e o nível de satisfação dos clientes com sua unidade habitacional e o ambiente na qual está inserida. Foram realizadas análises de comparação e importância percebida. Pode-se concluir dessa pesquisa que algumas características dos clientes do PAR são iguais independentemente da cidade do cliente, como por exemplo, a idade do chefe de família, o agrupamento familiar e os principais pontos positivos e negativos citados pelos clientes nos diversos empreendimentos estudados. Conclui-se ainda que a satisfação dos clientes com o Programa de Arrendamento Residencial nas diversas cidades é muito alta e que os clientes estão satisfeitos com suas unidades habitacionais. Foi observado ainda que os usuários das diferentes cidades valorizam e desvalorizam alguns itens do empreendimento de forma bem diferente.
Abstract: Customer satisfaction analysis and Post Occupancy Evaluation (POE) of the enterprises is subject for uncountable papers in Brazil. However, the joint analysis of the main results, costumer’s profile, and importance’s levels is still little explored mainly when we talk about social interest habitation. The purpose of this study is to analyze Post Occupancy Evaluation and attainment indicators from users of the Residential Lease Program carried through in five Brazilians cities: Fortaleza, Pelotas, Londrina, Porto-Alegre and Feira de Santana. This paper is part of the REQUALI project (Management of the Requirements and Improvement of the Quality of Social Interest Habitation). The analysis focuses the costumer’s profile in each city and the costumer’s satisfaction with its habitation and the environment which it is inserted. Analyzes of comparison and perceived importance had been carried through. It can be concluded of this paper that some characteristics of the PAR’s customers are the same independently of the customer’s city, for example, the age of the family head, the familiar grouping and the main positive and negative points cited by the customers in the diverse studied enterprises. It was concluded too, that the satisfaction of the customers with the Residential Lease Program in the cities is very high and their habitations are satisfactory. It was observed too that the users of the different cities value and devaluate some items of different forms.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57913
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