Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57829
Tipo: TCC
Título: Estudo da aplicação de redes neurais artificiais e de regressões para a predição de forças de usinagem e rugosidade em processos de torneamento
Autor(es): Souza, Felipe Bessa de
Orientador: Pinheiro, Pedro Helton Magalhães
Palavras-chave: Torneamento;Rede Neural Artificial;Regressão
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Felipe Bessa de.Estudo da aplicação de redes neurais artificiais e de regressões para a predição de forças de usinagem e rugosidade em processos de torneamento.2021.121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecância) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021.
Resumo: Devido à alta competitividade do mercado e elevada exigências dos consumidores, a compreensão dos processos de manufatura torna-se cada vez mais importante para o aumento da produção e para a obtenção de produtos com características dentro de limites de tolerância aceitáveis. O torneamento é um dos processos de fabricação que possui maior relevância nas indústrias e a predição de características como as forças de usinagem e a rugosidade do material usinado possui uma fundamental importância para o planejamento da produção e para a escolha dos melhores parâmetros que afetam estas características. Com as estimativas das forças de usinagem é possível dimensionar de forma eficaz os motores dos tornos e a importância do estudo da rugosidade nessas operações de usinagem está relacionado a fatores como atrito e estética da peça final. Deste modo, este trabalho tem como objetivo o estudo da aplicação de modelos matemáticos como as redes neurais artificiais e modelos de regressão para diversos materiais e ferramentas de corte em processos de torneamento para encontrar funções que possam fornecer predições das forças e rugosidade da peça. Foi feito uma busca na literatura para encontrar dados experimentais que podiam ser utilizados nos modelos e também foi criado um programa em Python que aplica os modelos matemáticos e exibe todos os resultados. Foi possível concluir que aregressão linear apresentou o pior desempenho em relação aos dados de treinamento e houve uma tendência de sobreajuste aos dados de treinamento com aelevação dograu da regressão.
Abstract: Due to the high competitiveness of the market and high demands from consumers, understanding of manufacturing processes becomes increasingly important for increasing production and obtaining products with characteristics within acceptable tolerance limits.Turning is one of the manufacturing processes that has the greatest relevance in industries and the prediction of characteristics such as machining forces and the roughness of the machined material is of fundamental importance for the planning of production and for the choice of the best parameters that affect these characteristics. With the estimates of the machining forces it is possible to effectively dimension the lathes motors and the importance of studying the roughness in these machining operations is related to factors such as friction and aesthetics of the final part. Thus, this work aims to study the application of mathematical models such as artificialneural networks and regression models for various materials and cutting tools in turning processes to find functions that can provide predictions of the forces and roughness of the part. A literature search was made to find experimental data that could beused in the models and a Python program was also created that applies the mathematical models and displays all the results. It was possible to conclude that the linear regression presented the worst performance in relation to the training data and there was a tendency of overfitting the training data with the increase of the degree of regression.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57829
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_fbsouza.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.