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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise de diretrizes para o setor de serviços em projetos de habitação social
Autor(es): Vieira, Geovana Alves Rocha
Carneiro, Thaís Marilane
Lima, Mariana Monteiro Xavier de
Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Projeto arquitetônico;Habitação social;Habitação de interesse social;Habitação popular;Cozinha - projeto;Satisfação do consumidor
Data do documento: 2012
Citação: VIEIRA, Geovana Alves Rocha; CARNEIRO, Thaís Marilane; LIMA, Mariana Monteiro Xavier de; BARROS NETO, José de Paula. Análise de diretrizes para o setor de serviços em projetos de habitação social. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIV, 29 a 31 out. 2012, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Anais[...] Juiz de Fora, Minas Gerais, 2012.
Resumo: Pesquisas de satisfação, realizadas em habitações na Cidade de Fortaleza, identificaram que cozinhas e lavanderias (que constituem o setor serviço da habitação) são os cômodos que apresentam baixos índices de satisfação e elevados índices de importância para os clientes. Diante disto, buscou-se identificar o quanto determinados projetos atendem a estes requisitos de valor para os clientes. Para isto, foram avaliadas sete tipologias diferentes de unidades habitacionais de três conjuntos habitacionais em Fortaleza, com base nas diretrizes para o setor serviço. Tais diretrizes foram propostas por Lima (2011), a partir de um estudo das principais inadequações de projeto no setor serviço de HIS. O objetivo principal do presente trabalho foi avaliar, nos projetos selecionados, o cumprimento das diretrizes propostas na pesquisa citada. Como objetivos específicos, buscaram-se verificar quais diretrizes foram mais atendidas na amostra selecionada e quais conjuntos habitacionais satisfizeram melhor às mesmas. Foi constatado que as tipologias estudadas possuem um número significativo de inadequações projetuais, visto que, em média, apenas quarenta e oito por cento das diretrizes que serviram de base para as análises foram devidamente atendidas. Isso revela o quanto o setor de serviço é desconsiderado em projetos de HIS.
Abstract: Satisfaction surveys carried out in low-income housing in the city of Fortaleza found that kitchens and laundries (which constitute the service sector) are the rooms that have low levels of satisfaction and high levels of importance to customers. Given this, we sought to identify how certain projects meet some requirements of customer’s value. To this end, we evaluated seven different types of housing units in three housing projects in Fortaleza, based on guidelines for the service sector. These guidelines were proposed by Lima (2011), from a study of the major inadequacies in low-income housing designs. The main objective of this study was to evaluate the selected projects compliance with the guidelines proposed by the cited research. Specific objectives sought to determine which guidelines were more satisfied in the selected sample and which project best satisfied them. It was found that the types studied have a significant number of design inadequacies: on average, only forty-three percent of the guidelines were appropriately answered. This reveals how much the service sector is neglected in low-income housing projects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57793
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