Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57644
Title in Portuguese: A escola do trabalho a partir do pensamento gramsciano: um projeto formativo no terreno da luta de classes
Author: Lima, Patrícia Oliveira
Advisor(s): Rabelo, Josefa Jackline
Keywords: Antonio Gramsci
Escola do Trabalho
Pedagogia Russa
Issue Date: 2021
Citation: LIMA, Patrícia Oliveira. A escola do trabalho a partir do pensamento gramsciano: um projeto formativo no terreno da luta de classes. Orientadora: Josefa Jackline Rabelo. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho dissertativo consiste em rastrear em Antonio Gramsci reflexões e concepções sobre uma possível escola do trabalho; considerando sua vida social e política registrada em seu pensamento e obra na perspectiva de um projeto de emancipação humana e através da relação entre a teoria e a prática. Optamos por recompor todo o cenário histórico e social que fez Gramsci pensar sobre uma possível escola do trabalho. Entre os cenários, teremos a questão meridional (Risorgimento); a Questão Vaticana e a Reforma Protestante, que encontramos em seus escritos jornalísticos. Assim, traçamos um caminho para melhor analisar algumas influências da Revolução Russa e da política exercida por Vladimir I. Ulyanov. Realizamos algumas considerações sobre a pedagogia russa com os seguintes filósofos: Nadejda K. Krupskaia e Moisey M. Pistrak. A pesquisa é de cunho eminentemente bibliográfico. A metodologia é referenciada por alguns clássicos gramscianos, marxianos e seus respectivos intérpretes: Del Roio (2006), Oliveira (2013), Simionatto (2011) e alguns marxistas como Konder (2008), Rabelo (2016), Netto (2011) etc. Além do mais, a análise marxista que encontramos nos escritos de Karl Marx (2010) não desenvolveu uma teoria sobre a educação, mas este complexo perpassa seus estudos e suas contribuições que nos auxiliam a compreender o processo educativo posto nas lutas antagônicas entre as classes. Como resultado, percebemos que o modelo de escola do trabalho soviético pensada por Gramsci não foi materializado na Itália.
Abstract: The present dissertation consists in tracking Antonio Gramsci's reflections and conceptions about a possible school of labor; considering his social and political life registered in his thought and work from the perspective of a project of human emancipation and through the relationship between theory and practice. We have chosen to recompose the whole historical and social scenario that made Gramsci think about a possible labor school. Among the scenarios, we will have the Southern Question (Risorgimento); the Vatican Question and the Protestant Reformation, which we find in his journalistic writings. Thus, we trace a path to better analyze some influences of the Russian Revolution and the politics exercised by Vladimir I. Ulyanov. We conducted some considerations about Russian pedagogy with the following philosophers: Nadejda K. Krupskaia and Moisey M. Pistrak. The research is eminently bibliographical in nature. The methodology is referenced by some Gramscian and Marxian classics and their respective interpreters: Del Roio (2006), Oliveira (2013), Simionatto (2011) and some Marxists such as Konder (2008), Rabelo (2016), Netto (2011) etc. Furthermore, the Marxist analysis that we find in the writings of Karl Marx (2010) did not develop a theory on education, but this complex pervades his studies and his contributions that help us understand the educational process placed in the antagonistic struggles between classes. As a result, we realize that the model of the Soviet labor school thought by Gramsci was not materialized in Italy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57644
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_polima.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.