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Tipo: Dissertação
Título: Dimensão técnico-pedagógica na atuação dos núcleos de apoio a saúde da família: estudo de casos múltiplos
Título em inglês: Technical-pedagogical dimension in family health support centers: multiple case studies
Autor(es): Silva, Lielma Carla Chagas
Orientador: Dias, Maria do Socorro Araújo
Palavras-chave: Politicas públicas
Data do documento: 3-Mai-2017
Citação: SILVA,L.C.C. Dimensão técnico-pedagógica na atuação dos núcleos de apoio a saúde da família: estudo de casos múltiplos. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família), Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2017.
Resumo: A partir de 2008, o Ministério da Saúde instituiu o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, enquanto dispositivo de apoio à Estratégia Saúde Família, e, consequentemente, de melhoria da qualidade da Atenção Básica. O processo de trabalho do NASF orienta-se pelas dimensões clínico-assistencial e técnico-pedagógica. No que concerne a dimensão técnico-pedagógica atua como apoio educativo com e para as equipes e usuários por meio de ações que envolvam coletivos. Analisou-se a atuação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família na perspectiva da dimensão técnico-pedagógica, a partir dos níveis contextuais definidos por Hinds, Chaves e Cypress (1992). Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de casos múltiplos. Teve como casos três municípios pertencentes a macrorregião de saúde de Sobral-CE, Brasil. Os três municípios identificados foram Crateús, Sobral e Tianguá, as três maiores sedes de regiões de saúde. O estudo foi realizado entre os anos de 2016 e 2017. Foram utilizados como fontes de informação dados documentais (relatórios de planejamento de atividades, registros fotográficos, planilhas e fichas do e-SUS), a observação direta do processo de trabalho do NASF, seguindo roteiro estruturado, e grupos focais com equipe Saúde da Família e equipe NASF, no total de seis grupos. A análise foi orientada pelo referencial da Técnica de Análise Contextual de Hinds, Chaves e Cypress (1992), na qual para compreender o fenômeno faz-se necessário apreender os níveis contextuais que são definidos em quatro camadas interativas distintas entre si: o contexto imediato, o contexto específico, o contexto geral e o metacontexto. O estudo foi conduzido em conformidade com a Resolução Conselho Nacional de Saúde 466/2012, sendo submetido à apreciação ética obtendo parecer favorável Nº 1.633.555/2016. No que concerne os municípios casos, estes apresentam-se com NASF implantados e atuantes, orientados pelas diretrizes que conduzem sua operacionalização. As camadas contextuais identificadas foram: Visibilidade do NASF como apoio pedagógico a equipe Saúde da Família (contexto imediato); Território: desafios e potencialidades para a operacionalização do processo de trabalho do NASF (contexto específico); Processo de trabalho colaborativo do NASF (contexto geral); e Rupturas paradigmáticas na saúde rumo a integralidade da atenção (metacontexto). No contexto imediato de compreensão do fenômeno do apoio pedagógico do processo de trabalho do NASF com as equipes Saúde da Família expressa-se como e quando este apoio acontece. Este dá-se no fazer diário dos profissionais do NASF, em atividades como visitas domiciliares, ações de educação em saúde e discussão de caso. Entretanto, existem dificuldades, tais como o desconhecimento de como se dá esse apoio pela eSF que ainda vê como uma ferramenta de ajuda para desafogar os atendimentos clínico-assistenciais. Na segunda camada de contexto o território de trabalho do NASF encontra-se diversificado tendo as unidades de saúde e a comunidade como espaços dialógicos para exercer seu apoio. Existe nesta camada fragilidades que dificultam o acesso aos profissionais do NASF, em Crateús especificamente verificou-se um distanciamento entre o NASF e eSF em virtude de habitarem espaços distintos, o que dificulta a troca e diálogo entre estes, e assim não compartilhando ações com as eSF, fortalecendo aspectos de invisibilidade do apoio. No contexto geral viu-se dificuldades na integração entre as equipes, reflexo dos contextos anteriores, ocasionadas seja pelo distanciamento físico, como também pelo desconhecimento do campo de saber do outro. A última camada de contexto, o metacontexto, apresenta as rupturas paradigmáticas ocorridas na saúde com mudanças no contexto epidemiológico das condições de saúde e doença que orientou a reformulação dos modelos de atenção à saúde, rumo a integralidade da atenção. Analisar e compreender os contextos nos quais o fenômeno do apoio pedagógico do processo de trabalho do NASF para com a eSF, torna-se aspecto significativo para transformação e efetivação dos avanços conquistados pelas políticas de saúde na garantia da integralidade da assistência à saúde. Este estudo espera contribuir com a transformação referida.
Abstract: From 2008, the Ministry of Health established the Family Health Support Center, as a support device for the Family Health Strategy, and, consequently, for improving the quality of Primary Care. NASF's work process is guided by the clinical-care and technical-pedagogical dimensions. Regarding the technical-pedagogical dimension, it acts as an educational support with and for teams and users through actions involving collectives. We analyzed the performance of Family Health Support Centers from the perspective of the technical-pedagogical dimension, from the contextual levels defined by Hinds, Chaves and Cypress (1992). This is a multiple case study research. It had as cases three municipalities belonging to health macroregion of Sobral-CE, Brazil. The three municipalities identified were Crateús, Sobral and Tianguá, the three largest headquarters of health regions. The study was conducted between 2016 and 2017. Documentary data (activity planning reports, photographic records, spreadsheets and fact sheets from e-SUS), direct observation of NASF's work process, were used as information sources. structured script, and focus groups with Family Health team and NASF team, totaling six groups. The analysis was guided by the framework of the Contextual Analysis Technique of Hinds, Chaves and Cypress (1992), in which to understand the phenomenon it is necessary to grasp the contextual levels that are defined in four distinct interactive layers: the immediate context, the specific context, the general context and the metacontext. The study was conducted in accordance with National Health Council Resolution 466/2012, and was submitted for ethical consideration obtaining favorable opinion No. 1,633,555 / 2016.Concerning the municipalities, these are presented with implemented and acting NASF, guided by the guidelines that lead to its operation. The contextual layers identified were: NASF visibility as pedagogical support to the Family Health team (immediate context); Territory: challenges and potentialities for the operationalization of the NASF work process (specific context); NASF collaborative work process (general context); and Paradigmatic disruptions in health towards comprehensive care (metacontext). In the immediate context of understanding the phenomenon of the pedagogical support of NASF's work process with Family Health teams, it is expressed how and when this support happens. This is done in the diary of NASF professionals, in activities such as home visits, health education actions and case discussion. However, there are difficulties, such as the lack of knowledge of how this support is provided by eSF, which still sees as a help tool to relieve care clinical care. In the second layer of context, NASF's working territory is diversified, with health units and the community as dialogical spaces to exercise their support. There are weaknesses in this layer that make it difficult for NASF professionals to access, in Crateús specifically, there was a gap between NASF and eSF because they inhabit different spaces, which makes it difficult to exchange and dialogue between them, and thus not sharing actions with the NASF. eSF, strengthening invisibility aspects of support. In the general context there were difficulties in the integration between the teams, a reflection of the previous contexts, caused either by the physical distance, but also by the lack of knowledge of the other's field of knowledge. The last layer of context, the metacontext, presents the paradigmatic disruptions that occurred in health with changes in the epidemiological context of health and disease conditions that guided the reformulation of health care models towards comprehensive care. Analyze and understand the contexts in which the phenomenon of the pedagogical support of NASF's work process with the FHT becomes a significant aspect for the transformation and implementation of the advances achieved by health policies in ensuring the integrality of health care. This study hopes to contribute to this transformation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57633
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2017_dis_lccsilva.pdfSILVA,L.C.C. Dimensão técnico-pedagógica na atuação dos núcleos de apoio a saúde da família: estudo de casos múltiplos. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) Universidade federal do Ceará, Sobral,2017.1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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