Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57465
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A prática pedagógica do professor de apoio na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular |
Título(s) alternativo(s): | La práctica pedagógica del profesor de apoyo en la inclusión de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista en la educación regular |
Título em inglês: | The pedagogical practice of the support teacher in the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in regular education |
Autor(es): | Silva, Juliana Jesus da Peres, Cristiane Pereira Przylepa, Mariclei |
Palavras-chave: | Ensino regular;Discentes autistas;Inclusão;Professores de apoio |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | SILVA, Juliana Jesus da; PERES, Cristiane Pereira; PRZYLEPA, Mariclei. A prática pedagógica do professor de apoio na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 24-37, set./dez. 2020. |
Resumo: | O artigo possui como objetivo analisar as práticas pedagógicas realizadas pelo professor de apoio na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) da Rede Municipal de Ensino de Maracaju, no estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica e de campo, teve como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado entregue a três professoras de apoio. Resultados apontaram a importância dos professores de apoio na inclusão dos alunos com TEA, no âmbito educacional, pessoal e social. Foi possível constatar ainda que é preciso investir em formações continuadas para os profissionais da educação e desenvolver trabalhos colaborativos entre professores de apoio, pro fessores regentes, gestores escolares (direção escolar e coordenação pedagógica), para alcançar melhores resultados no processo de escolarização e socialização dos discentes no processo de inclusão. Portanto, no ensino regular inclusivo, a formação docente é fundamental para assegurar um atendimento educacional qualitativo, específico, especializado e social dos discentes. |
Abstract: | The article aims to analyze the pedagogical practices carried out by the support teacher in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education (Early Childhood Education and Primary Years) of the Municipal Education Network of Maracaju, state of Mato Grosso do Sul (MS). The study was based on bibliographic and field research, using the semi-structured questionnaire delivered to three support teachers as a research instrument. Results showed the importance of support teachers in the inclusion of students with ASD, in an educational, personal and social scope. It was also possible to verify that it is necessary to invest in continuous training for education professionals and to develop collaborative work between support teachers, conducting teachers, school managers (school management and pedagogical coordination), to achieve better results in the schooling process and socialization of students in the inclusion process. Therefore, in inclusive regular education, teacher education is essential to ensure a qualitative, specific, specialized and social educational service for students. |
Resumen: | El artículo tiene como objetivo analizar las prácticas pedagógicas que realiza el docente de apoyo en la inclusión de alumnos con Trastorno del Espectro Autista (TEA) en la educación regular (Educación Infantil y Escuela Primaria) de la Red de Educación Municipal de Maracaju, estado de Mato. Grosso do Sul (MS). El estudio se basó en una investigación bibliográfica y de campo, utilizando como instrumento de investigación el cuestionario semiestructurado entregado a tres profesores de apoyo. Los resultados señalaron la importancia de apoyar a los docentes en la inclusión de los estudiantes con TEA, en los ámbitos educativo, personal y social. También se pudo constatar que es necesario invertir en la formación continua de los profesionales de la educación y desarrollar un trabajo colaborativo entre docentes de apoyo, docentes conductores, gestores escolares (gestión escolar y coordinación pedagógica), para lograr mejores resultados en el proceso de escolarización y socialización de los estudiantes en el proceso de inclusión. Por tanto, en la educación inclusiva regular, la formación del profesorado es fundamental para garantizar un servicio educativo cualitativo, específico, especializado y social para los estudiantes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57465 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_jjsilvacpperes.pdf | 243,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.