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Tipo: Dissertação
Título: Competitividade revelada entre os portos de Fortaleza e do Pecém
Autor(es): Martins, Vera Lúcia Freire
Orientador: Soares, Francisco de Assis
Palavras-chave: Porto do Pecém;Porto de Fortaleza;Complexo Industrial
Data do documento: 2009
Citação: MARTINS, Vera Lúcia Freire. Competitividade revelada entre os portos de Fortaleza e do Pecém. 2009. 69f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2009.
Resumo: O Plano de Governo do Ceará (1987-1990) destacava como eixo econômico para o Ceará a expansão industrial com a instalação de novas plantas com escala de produção elevada. Não explicitava claramente, no entanto, a implantação de um novo porto e sim a expansão do porto de Fortaleza para consolidar a sua integração com o Distrito Industrial de Pajuçara. Com a política estadual de fortalecimento da economia local, porém, com viés para o mercado externo, surgiu a necessidade de construção de um novo complexo portuário. Assim, em 1995, apareceu a ideia de construir outro porto com localização afastada dos centros urbanos, com infraestrutura capaz de viabilizar um parque industrial metalmecânico e petroquímico, especialmente com um terminal portuário moderno em condições de oferecer operações eficientes, com tarifas competitivas e acessos rodoviários livres. Inaugurado em 2002, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém foi modelado para atender a demanda de cargas gerais e contêineres e ser incluíndo na rota marítima internacional de navios de grande porte. Certamente, a criação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém impactou a corrente de comércio cearense e modificou a movimentação de mercadorias do porto de Fortaleza. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo verificar o nível de competitividade do porto de Fortaleza em confronto com o porto do Pecém. Busca-se, deste modo, examinar a hipótese de complementariedade das atividdes dos dois portos. A metodologia utilizada consiste da interpretação de estatísticas descritivas sobre a corrente de comércio e, em termos analíticos, do uso de indicadores de vantagem competitiva revelada, na tradição de Balassa(1965). Os resultados mostram que parcela relevante dos principais produtos importados e exportados pelo porto de Fortaleza foi absorvida pelo porto do Pecém, mas que, ao longo da série analisada, se verificou uma retomada significativa da movimentação do porto de Fortaleza. Além disso, constatou-se certa especialização em relação aos blocos econômicos, seja no aspecto da exportação ou da importação. Ficou evidenciado que a perda inicial de competitividade do porto de Fortaleza foi sequencialemnte recuperada. Conclui-se que os portos estão se especializando e se transformando em portos complementares.
Abstract: The Plan of Government of Ceará (1987-1990) highlighted how economic hub for Ceará industrial expansion with the installation of new plants with high production scale. Failed to explain clearly, but the deployment of a new port, but to expand the port of Fortaleza to consolidate its integration with Industrial District Pajuçara. With the state policy of strengthening the local economy, but with bias to the external market, the need arose to build a new port complex. Thus, in 1995, appeared the idea of building another port located away from urban centers, with infrastructure capable of providing an industrial metal and petrochemicals, especially with a modern port terminal in a position to offer efficient operations at competitive rates and access roads Free. Opened in 2002, the Industrial and Port Complex Pecém was modeled to meet the demand for general cargo and containers and be included in the international sea route large ships. Indeed, the creation of the Industrial and Port Complex Pecém impacted the trade flow from Ceará and modified the movement of goods from the port of Fortaleza. Thus, this study aims to determine the level of competitiveness of the port of Fortaleza in confrontation with the port of Pecém. Search is thus to examine the hypothesis of complementarity of the activities of the two ports. The methodology consists of the interpretation of descriptive statistics about trade flows and, in analytical terms, the use of indicators of revealed competitive advantage in the tradition of Balassa (1965). The results show that relevant portion of the main products imported and exported through the port of Fortaleza was absorbed by the Port of Pecém, but that over the study period, there was a significant recovery drive from the port of Fortaleza. Moreover, it appeared certain specialization in relation to economic blocs, whether in respect of export or import. Showed that the initial loss of competitiveness of the port of Fortaleza subsequently was recovered. We conclude that the ports are specializing and becoming complementary ports.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5738
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