Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57361
Tipo: Resumo
Título: Avaliações físicas e funcionais de crianças em um programa de extensão: um relato de experiência (PADI QC00.2000.PG.1404)
Autor(es): Santos, Julyana Rayna Cavalcante dos
Lima, Sarah Amaral
Dornelas, Maria de Fatima Monteiro
Teixeira, Gianini Portela
Cardoso, Katia Virgínia Viana
Palavras-chave: Ortopedia pediátrica;Desenvolvimento infantil;Crianças - Saúde e higiene;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Julyana Rayna Cavalcante dos; LIMA, Sarah Amaral; DORNELAS, Maria de Fatima Monteiro; TEIXEIRA, Gianini Portela; CARDOSO, Katia Virgínia Viana. Avaliações físicas e funcionais de crianças em um programa de extensão: um relato de experiência (PADI QC00.2000.PG.1404). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: Considerando que crianças apresentam uma fase de crescimento intenso e que, decorrente disto, podem apresentar diversas alterações físicas e posturais e que isto pode gerar impacto negativo na vida adulta, o programa Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (PADI) busca mapear estas alterações a fim de minimizar qualquer prejuízo funcional resultante destas. Objetivo: Descrever uma das vertentes das ações do programa de extensão PADI, no intuito de avaliar e tratar, caso necessário, alterações posturais e funcionais em crianças em idade escolar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo sobre a atuação de um programa de extensão na avaliação de crianças em idade escolar captadas de escolas públicas da comunidade. As ações do projeto ocorrem no Departamento Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará no laboratório de Análise do Movimento Humano e são realizadas pelos extensionistas de maneira supervisionada. Resultados: As avaliações são iniciadas com a coleta de dados antropométricos de cada criança, seguida de avaliação baropodométrica, que visa quantificar a distribuição de carga plantar estática bem como o equilíbrio estático. Logo após, inicia-se o teste de caminhada de 6 minutos para avaliar a capacidade funcional da criança, a partir de dados como frequência cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial pré e pós teste. Em seguida, aplica-se o Timed Up And Go (TUG) como teste funcional para averiguar o risco de quedas. Ao final das avaliações, os resultados ficam disponíveis para os responsáveis pela criança e verifica-se a necessidade de intervenção ante algum sinal de atipia física ou funcional. Conclusão: A partir do desenvolvimento das atividades de avaliação do projeto, assume-se a sua importância junto à comunidade como agente de promoção de saúde e assistência no desenvolvimento infantil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57361
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jrcsantos.pdf75,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.