Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57327
Tipo: | Resumo |
Título: | LIPAT nas escolas: educativa em sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis para adolescentes |
Autor(es): | Freire, Jefferson Matheus da Costa Peres Júnior, Hélio de Souza Araújo, Lis Caetano Nóbrega Costa Neves Filho, José Ayrton Carlos de Timbó, Solangio Rodrigues Sousa, Emilia Tome de |
Palavras-chave: | Educação sexual para adolescentes;Doenças sexualmente transmissíveis - Prevenção;Adolescentes - Saúde e higiene;Saúde escolar;Educação em saúde;Promoção da saúde |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | FREIRE, Jefferson Matheus da Costa; PERES JÚNIOR, Hélio de Souza; ARAÚJO, Lis Caetano Nóbrega Costa; NEVES FILHO, José Ayrton Carlos de; TIMBÓ, Solangio Rodrigues; SOUSA, Emilia Tome de. LIPAT nas escolas: educativa em sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis para adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Justificativa: A Liga de Patologia, Projeto de Extensão da UFC, buscando promover mudanças sociais através da interação da Universidade com a comunidade, percebeu um número elevado de adolescentes grávidas no bairro Rodolfo Teófilo, o que demonstra uma carência em conhecimentos sobre sexualidade e risco de DST. Objetivo: Avaliar e divulgar informações sobre Educação Sexual e DST entre adolescentes de escola pública do bairro Rodolfo Teófilo. Metodologia: Os alunos do projeto fizeram parceria com a E.M. E. I. F. Monsenhor Linhares, entrando em contato com seus alunos para debater a princípio o tema “Educação Sexual e DST's”, visto a necessidade apontada pela instituição. Durante a apresentação foram usados slides expositivos, expostos métodos contraceptivos, além de retiradas dúvidas. Foi realizado um teste antes e após a aula para avaliar o conhecimento dos alunos, que têm entre 12 e 18 anos. Resultados: Os resultados mostraram uma conversa sem tabus e preconceitos e muito útil para o aprendizado. Ao avaliar os escores de acertos dos pré e dos pós testes, observamos um aumento de média de escores de 5 para 7,29 acertos. Percebemos através de análise das questões que alguns conhecimentos foram bem assimilados pelos alunos, como formas de transmissão de AIDS que teve uma melhoria de 3 acertos no pré-teste para 20 no pós teste. No entanto, percebemos que de 13 questões, mesmo após a aula, apenas em média 7,29 foram acertadas, mostrando que muita coisa ainda precisa ser trabalhada. Conclusão: Os resultados revelam que a educação e promoção de saúde nas escolas, apesar de básicas, são muito importantes e estão em falta, sendo fator de mudança comportamental social. Contudo, a avaliação pós-teste identificou que há necessidade de mais de uma intervenção e utilização de metodologias mais participativas para chegar-se a um aprendizado adequado. Os bons resultados, sugerem a importância de ampliar esse tipo de ação educativa e a interação Universidade-comunidade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57327 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jmcfreire.pdf | 71,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.