Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57095
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise da viabilidade do uso de planta fotovoltaica conectada à rede em estações elevatórias de água
Autor(es): Silva, Raissa Braga da
Costa, Ana Carolina de Alencar
Moura, Marcos Paulo Marrocos
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Palavras-chave: Geração de energia fotovoltaica;Energia solar fotovoltaica;Estações de bombeamento;Energia - Fontes alternativas;Módulos fotovoltaicos - Eficiência;Análise econômico - Financeira
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Raissa Braga da; COSTA, Ana Carolina de Alencar; MOURA, Marcos Paulo Marrocos; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de. Análise da viabilidade do uso de planta fotovoltaica conectada à rede em estações elevatórias de água. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VII, 17 a 20 abril. 2018, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[...] Gramado, Rio Grande do Sul, 2018. Tema: “Mercado, Economia, Política, aspectos sociais - Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Energias Renováveis”
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a viabilidade do uso de painéis fotovoltaicos (FV) em duas Estações Elevatórias de Água(EEA)nos municípios de Fortaleza e Cascavel, no Estado do Ceará. A planta FV faz uso do mecanismo de compensação, no qual a eletricidade gerada pelos módulos FV é injetada na rede da concessionária local e o valor, descontado na conta de energia elétrica. O desenvolvimento e a análise do projeto são realizados com auxílio do software de análise de projetos de energia limpa RETScreen. Por meio desse programa, são feitos os estudos sobre produção de eletricidade, custos do ciclo de vida e viabilidade financeira do projeto. Para a estimativa dos custos de implantação do projeto, observa-se três aspectos: preço de aquisição de módulos FV, infraestrutura/interligação com a rede e demais gastos que ocorrerem. O projeto em estudo tem um valor total estimado de R$ 11.240.442,51,levando em consideração que a capacidade instalada do sistema é de 1793 kWp.O retorno de capital ocorre em 9,7anos, com fluxo de caixa positivo a partir do quinto ano. Os resultados do estudo de viabilidade financeira são apresentados de forma resumida pelo RETScreen, facilitando a comparação entre os indicadores e a avaliação de viabilidade. Os seguintes indicadores são disponibilizados: taxa interna de retorno (TIR), Valor presente líquido (VPL), tempo de retorno de capital e a relação custo benefício.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57095
ISBN: 978-85-62179-02-0
Aparece nas coleções:DEME - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_rbsilva.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.