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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56946
Tipo: | Tese |
Título: | Jovens da Escola do Campo: tessituras híbridas com a cultura do campo e da cidade |
Autor(es): | Sousa, Kamila Costa de |
Orientador: | Sales, Celecina de Maria Veras |
Palavras-chave: | Educação rural - Aspectos sociais;Escolas rurais;Juventude rural - Usos e costumes |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUSA, Kamila Costa de. Jovens da Escola do Campo: tessituras híbridas com a cultura do campo e da cidade. Orientadora: Celecina de Maria Veras Sales. 2020. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Esta tese tem por objetivo geral compreender como jovens educandos/as de uma escola do campo interagem, assimilam e ressignificam, em suas práticas cotidianas escolares, a cultura camponesa que é proposta pela Educação do Campo. Tem como lócus de pesquisa a Escola de Educação do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, localizada no Assentamento Santana da Cal, na zona rural do município de Canindé, que iniciou suas atividades no ano de 2016. São sujeitos dessa investigação dez jovens educandos/as da escola, que vivem e constroem seus projetos de vida em seus territórios e elaboraram sentidos para a sua experiência escolar. A pesquisa fundamenta-se no aporte teórico-metodológico da pesquisa qualitativa em educação (BOGDAN; BIKLEN, 1994), orientando-se pelas contribuições da etnografia multi-situada (MARCUS, 1999), tendo em vista a construção do objeto e a realização do trabalho de campo. Foram utilizados como procedimentos a observação participante, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. A Educação do Campo (CALDART, 2002; 2012) e as escolas do campo no Ceará representam a conquista dos movimentos sociais camponeses, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pelo direito a uma educação contextualizada com a realidade do campo. Por estar concatenada ao território da qual faz parte, a escola estudada tem como uma de suas matrizes formativas a Cultura Camponesa, que para alguns jovens significa "valorizar quem nós somos", além de possibilitar a construção de novos olhares sobre a vida no campo e possibilidades de permanência nesse território. Para outros, revela-se enquanto uma relação conflituosa de permanecer nesse espaço e desenvolver o trabalho na agricultura familiar camponesa. A práxis educativa da Educação do Campo/escola do campo anuncia a possibilidade de construção de uma nova realidade para as áreas rurais no Brasil, em que o trabalho produtivo e a cultura camponesa possam ser entendidos como fundantes para outro modo de produção de vida e de alimentos. A pesquisa revela que esses/as jovens educandos/as, em suas práticas cotidianas escolares, reelaboram formas de reexistência da cultura juvenil (PAIS, 2003), a partir das adesões e conflitos que emergem nas suas práticas culturais híbridas (GARCÍA CANCLINI, 2011) na escola. Eles/as expressam modos de proceder e táticas (CERTEAU, 2013) quando conseguem ressignificar a cultura instituída pela escola do campo e tecer significados para seus modos de vida. |
Abstract: | This doctoral dissertation has the general objective of understanding how young students of a rural school interact, assimilate and resignify, in their daily school practices, the peasant culture that is proposed by rural education. Its research focus is the School of Rural Education Filha da Luta Patativa do Assaré, located in Santana da Cal Settlement, in the rural area of the municipality of Canindé, which started its activities in 2016. The subjects of this research are 10 young students of the school, who live and build their life projects in their territories and developed meanings for their school experience. The research is based on the theoretical and methodological approach of qualitative research in education (BOGDAN; BIKLEN, 1994), guided by the contributions of multisituated ethnography (MARCUS, 1999), having in view the construction of the object and the realization of field work. Participating observation, field diary and semi-structured interview were used as procedures. Rural Education (CALDART, 2002; 2012) and rural schools in Ceará represent the conquest of peasant social movements, especially the Landless Rural Workers Movement (Movimento Sem Terra - MST), for the right to an education contextualized with the reality of the countryside. Because it is connected to the territory to which belongs, the school under research has as one of its formative matrices the Peasant Culture, which for some young people means ―valuing who we are‖, besides enabling the construction of new perspectives on life in the countryside and possibilities of staying in that territory. For others, it is revealed as a conflicting relationship of staying in that space and developing work in peasant family agriculture. The educational praxis of rural education/rural school announces the possibility of building a new reality for rural areas in Brazil, in which productive work and peasant culture can be understood as foundations for another way of producing life and food. The research reveals that these young students, in their daily school practices, re-elaborate ways of reexistence of youth culture (PAIS, 2003), from the adhesions and conflicts that emerge in their hybrid cultural practices (GARCÍA CANCLINI, 2011) in school. They express ways of proceeding and tactics (CERTEAU, 2013) when they manage to resignify the culture instituted by the rural school and produce meanings for their ways of life. |
Resumen: | Esta tesis tiene el objetivo general de comprender cómo jóvenes estudiantes de una escuela rural interactúan, asimilan y replantean, en sus prácticas escolares diarias, la cultura campesina que es propuesta por la educación rural. El locus de investigación es la Escuela de Educación del Campo ―Filha da Luta Patativa do Assaré‖, ubicada en el asentamiento ―Santana da Cal‖, en la zona rural del municipio de Canindé, que comenzó sus actividades en 2016. Son sujetos de esa investigación 10 jóvenes estudiantes de la escuela, que viven y construyen sus proyectos de vida en sus territorios y elaboraron sentidos para su experiencia escolar. La investigación se basa en la contribución teórica y metodológica de la investigación cualitativa en educación (BOGDAN; BIKLEN, 1994) y se orienta por las contribuciones de la etnografía multi-situada (MARCUS, 1999), considerando la construcción del objeto y la realización del trabajo de campo. Fueron utilizados como procedimientos la observación participante, el diario de campo y la entrevista semi-estructurada. La Educación Rural (CALDART, 2002; 2012) y las escuelas rurales en Ceará representan la conquista de los movimientos sociales campesinos, especialmente el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), por el derecho a una educación contextualizada con la realidad del campo. Por estar vinculada al territorio al que pertenece, la escuela estudiada tiene como una de sus matrices formativas la Cultura Campesina, que para algunos jóvenes significa "valorar quiénes somos", además de permitir la construcción de nuevas miradas sobre la vida en el campo y posibilidades de permanecia en ese territorio. Para otros, se revela como una relación conflictiva de permanecer en ese espacio y desarrollar el trabajo en la agricultura familiar campesina. La praxis educativa de la educación rural / escuela rural anuncia la posibilidad de construcción de una nueva realidad para las zonas rurales en Brasil, en que el trabajo productivo y la cultura campesina puedan ser entendidos como bases para otro modo de producción de vida y de alimentos. La investigación revela que esos/esas jóvenes estudiantes, en sus prácticas escolares diarias, reelaboran formas de reexistencia de la cultura juvenil (PAIS, 2003), a partir de las adherencias y conflictos que surgen en sus prácticas culturales híbridas (GARCÍA CANCLINI, 2011) en la escuela. Ellos / ellas expresan formas de proceder y tácticas (CERTEAU, 2013) cuando logran replantear la cultura instituida por la escuela rural y tejer significados para sus modos de vida. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56946 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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