Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56940
Tipo: Dissertação
Título: Funções discursivas dos processos intertextuais por copresença em gênero resenha acadêmico-crítica
Autor(es): Chaves Júnior, José Araújo
Orientador: Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palavras-chave: Intertextualidade;Funções discursivas;Resenha acadêmico-crítica
Data do documento: 2020
Citação: CHAVES JÚNIOR, José Araújo. Funções discursivas dos processos intertextuais por copresença em gênero resenha acadêmico-crítica. Orientadora: Maria Margarete Fernandes de Sousa. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Após uma caracterização inicial da noção de intertextualidade, proposta por Kristeva, na década de 70, em trabalhos da esfera da teoria e crítica literária, bem como das categorizações e maiores sistematizações elaboradas por Genette (1982) e, posteriormente, por Piégay-Gros (1996), os estudos sobre essa temática avançaram muito no âmbito da Linguística Textual, nos últimos anos, partindo, principalmente, dos trabalhos de Koch (2004, 2009). Nosso interesse na temática diz respeito às categorias mais estritas redimensionadas por Piégay-Gros (1996), principalmente para as relações intertextuais por copresença (citação, referência e alusão) e para as contribuições de Koch, Bentes e Cavalcante (2007), na busca por um refinamento dessas categorias. Tratamos ainda da paráfrase, com Sant’Anna (1988) e Fuchs (1983), como alternativa de aproximação tipológica. Nesse sentido, temos como objetivo geral analisar as funções discursivas nessas relações intertextuais no gênero resenha acadêmico-crítica, verificando as inter-relações que são operadas na estrutura formal/funcional do gênero em questão. Partindo disso, direcionamos a pesquisa para a intertextualidade, para verificar algumas funções discursivas mais recorrentes, tais como: exemplificação, ilustração, reforço argumentativo e argumento de autoridade (PERELMAN; TYTECA, 2005); retomada de informação, tópico (PINHEIRO, 2005; JUBRAN, 2006); e ornamentação (PIÉGAY-GROS, 1996). Embora situemos esta pesquisa no âmbito da Linguística Textual, dialogamos com outros estudos, como os trabalhos de Silva (2009), Forte (2013) e Nobre (2014). No que tange ao aspecto metodológico, para que os objetivos possam ser alcançados, lançamos mão do método descritivo-interpretativista (MOITA-LOPES, 1995), dado o viés linguístico-discursivo em que se situa a pesquisa no âmbito de uma ciência social. Para isso, analisamos um corpus composto por 20 (vinte) resenhas acadêmico-críticas, sendo estas já delimitadas teóricometodologicamente, principalmente pelos modelos de análise retórica da resenha de MottaRoth (1995) e Bezerra (2001). No que diz respeito aos resultados, constatamos que os tipos intertextuais por copresença – citação, referência e alusão – já trazem em sua definição variadas funções discursivas, além de se associarem à constituição sociorretórica do gênero, e podem, dessa forma, promover outras funções. Dentre os resultados alcançados, ressaltamos a identificação de funções discursivas associadas somente ao gênero, sem uma necessária interligação com tipos intertextuais. Assim, ao trabalharmos os tipos intertextuais e as funções discursivas em conjunto com aspectos do gênero, consideramos o alinhamento entre as categorias da intertextualidade, as categorias campo do discurso e o estudo dos gêneros como traçado teórico-metodológico eficaz para o tratamento da resenha acadêmico-crítica.
Abstract: After an initial characterization of the notion of intertextuality, as proposed by Kristeva in the 1970s, in the field of theoretical and literary criticism, as well as a characterization of the categorizations and systematizations developed by Genette (1982) and, later, by Piégay-Gros (1996), studies related to this thematic have advanced a great deal in the context of Textual Linguistics, in the last few years, starting mainly from the works of Koch (2004, 2009). Our interest in the theme is associated to the stricter categories, as expanded by Piégay-Gros (1996), mainly for intertextual relations by co-presence (citation, reference, and allusion) and for the contributions of Koch, Bentes and Cavalcante (2007), in the search for a refinement of those categories. We also work with paraphrases, as in Sant'Anna (1988) and Fuchs (1983), as an alternative for typological approximation. In this sense, our main objective is to analyze the discursive functions in these intertextual relations in the academic-critical review genre, analyzing the interrelations that are operated in the formal/functional structure of the genre in question. Therefore, we directed this research towards intertextuality, to verify the more recurring discursive functions, such as: exemplification, illustration, argumentative reinforcement, and argument of authority (PERELMAN; TYTECA, 2005); resumption of information, topic (PINHEIRO, 2005; JUBRAN, 2006); and ornamentation (PIÉGAY-GROS, 1996). Although this research is within the background of Textual Linguistics, we dialogue with other studies, such as the works of Silva (2009), Forte (2013) and Nobre (2014). Regarding the methodological aspect, so that our objectives can be achieved, we use the descriptiveinterpretative method (MOITA-LOPES, 1995), given the linguistic-discursive influence which holds this research, within the scope of a social science. Therefore, we analyzed a corpus composed of 20 (twenty) academic-critical reviews, which were previously theoretically and methodologically delimited, mainly based on the rhetorical analysis models of the review by Motta-Roth (1995) and Bezerra (2001). Regarding the results, we found that the intertextual types by co-presence - citation, reference, and allusion - already bring in their definition various discursive functions, in addition to being associated with the socio-rhetorical constitution of the genre and can thus promote other functions. Among the results, we highlight the identification of discursive functions associated only with the textual genre, without the need of an interconnection with intertextual types. Thus, while working with intertextual types and discursive functions in conjunction with aspects of the genre, we consider the alignment between the categories of intertextuality, the categories of the field of speech and the study of genres as an effective theoretical-methodological approach for the treatment of the academicalcritical review.
Résumé: Après une première caractérisation de la notion d'intertextualité, proposée par Kristeva, dans les années 1970, dans des œuvres dans le domaine de la théorie et de la critique littéraire, ainsi que les catégorisations et systématisations plus grandes développées par Genette (1982) et, plus tard, par Piégay Gros (1996), les études sur ce thème ont beaucoup avancé dans le contexte de la linguistique textuelle, ces dernières années, à partir principalement des travaux de Koch (2004, 2009). Notre intérêt pour le thème concerne les catégories plus strictes redimensionnées par Piégay-Gros (1996), principalement pour les relations intertextuelles par coprésence (citation, référence et allusion) et pour les contributions de Koch, Bentes et Cavalcante (2007), à la recherche d'un raffinement de ces catégories. Nous traitons également la paraphrase, avec Sant'Anna (1988) et Fuchs (1983), comme alternative à l'approximation typologique. En ce sens, notre objectif général est d'analyser les fonctions discursives de ces relations intertextuelles dans le genre de la revue critique-académique, en vérifiant les interrelations qui s'opèrent dans la structure formelle / fonctionnelle du genre en question. Partant de là, nous avons orienté la recherche vers l'intertextualité, pour vérifier certaines fonctions discursives plus récurrentes, telles que: exemplification, illustration, renforcement argumentatif et argument d'autorité (PERELMAN; TYTECA, 2005); reprise de l'information, sujet (PINHEIRO, 2005; JUBRAN, 2006); et ornementation (PIÉGAY-GROS, 1996). Bien que nous placions cette recherche dans le contexte de la linguistique textuelle, nous dialoguons avec d'autres études, comme les travaux de Silva (2009), Forte (2013) et Nobre (2014). Concernant l'aspect méthodologique, pour atteindre les objectifs, nous utilisons la méthode descriptive-interprétative (MOITA-LOPES, 1995), compte tenu du biais linguistique-discursif dans lequel la recherche se situe dans le cadre d'une science sociale. Pour cela, nous avons analysé un corpus composé de 20 (vingt) revues critiques-académiques, déjà délimitées théoriquement et méthodologiquement, principalement par les modèles d'analyse rhétorique de la revue de Motta-Roth (1995) et Bezerra (2001). Au regard des résultats, nous avons constaté que les types intertextuels par coprésence - citation, référence et allusion - apportent déjà dans leur définition des fonctions discursives variées, en plus d'être associés à la constitution socio-rhétorique du genre, et peuvent ainsi favoriser d'autres les fonctions. Parmi les résultats obtenus, nous soulignons l'identification des fonctions discursives associées uniquement au genre, sans interconnexion nécessaire avec les types intertextuels. Ainsi, lorsque nous travaillons avec des types intertextuels et des fonctions discursives en conjonction avec des aspects du genre, nous considérons l'alignement entre les catégories d'intertextualité, les catégories de champ de parole et l'étude des genres comme une approche théorico-méthodologique efficace pour le traitement du revue académique-critique.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56940
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_jachavesjunior.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.