Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56910
Tipo: TCC
Título: Entregues - uma história de resistência
Autor(es): Augusto, Leonardo Maia Ribeiro
Orientador: Fernandes, Kamila Bossato
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Metrópole;Pandemia;Veículo automotor;Bicicleta
Data do documento: 2020
Citação: AUGUSTO, Leonardo Maia Ribeiro. Entregues - uma história de resistência. Orientadora: Kamila Bossato Fernandes. 2020. 37 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A mobilidade urbana de uma metrópole pode parecer algo secundário a primeira vista. Ir de um lugar para outro de uma cidade pode parecer algo banal, um mero detalhe que se perde no cotidiano. Essa percepção, no entanto, desaparece quando as estatísticas, e até mesmo o empirismo, é considerado. Basta consultar alguém que antes gastava mais de 1 hora para realizar o mesmo trajeto que agora leva 20 minutos.Ou ainda, observar a redução de quase 45% da incidência de doenças cardiovasculares entre ciclistas, segundo estudo de 2017 da British Medical Journal. ​Minha percepção para isso começou no fim do ano de 2014, quando Fortaleza começava a contar com as primeiras estações de bicicletas compartilhadas. Poder rodar a cidade em duas rodas me fez refletir sobre as relações de cada modal com as metrópoles. É inegável, apesar dos avanços em relação à malha cicloviária, que Fortaleza ainda é uma Capital que privilegia os veículos automotores em detrimento de formas de mobilidade ativa—bicicleta e caminhada. Um terço dos deslocamentos são realizados por veículos automotores, segundo dados preliminares da Pesquisa Origem-Destino, coletados em 2019 pela Prefeitura em 23 mil domicílios da Capital​. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56910
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_lmraugusto.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.