Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56876
Tipo: Resumo
Título: A importância da engenharia para a sociedade
Autor(es): Santos, Herbet Hermorgenes Batista dos
Rodrigues, Rafael Sampaio
Cavalcante, Samuel Onofre
Mesquita, Galba de Andrade
Girão, Paula Lima Sombra
Palavras-chave: Engenharia;Ciência - Aspectos sociais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Herbet Hermorgenes Batista dos; RODRIGUES, Rafael Sampaio; CAVALCANTE, Samuel Onofre; MESQUITA, Galba de Andrade; GIRÃO, Paula Lima Sombra. A importância da engenharia para a sociedade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Sobretudo num país com vasta área territorial como o Brasil, a engenharia é fundamental nos mais diversos setores, desde a ampliação da infraestrutura até a solução de problemas de caráter econômico e social: habitação digna é direito da população, a logística otimizada facilita o transporte, a organização ambiental e o tratamento de resíduos promovem a saúde pública. É preciso que a mesma esteja disponível para todas as camadas da população, seja por serviços prestados e/ou por conscientização. O objetivo deste estudo é discutir como a engenharia pode se tornar um instrumento viável através do trabalho de fomento de escritórios modelos pela universidade e de escolas pilotos na comunidade acadêmica e/ou sociedade. Esses tipos de aplicação favorecem o desenvolvimento da indústria, do comércio e de todas as cadeias de processos de geração de renda e de melhorias das condições de vida como um todo. Foi feita uma revisão de literatura em revistas, livros e artigos sobre o processo/trabalho das atividades de engenharia nos países desenvolvidos e constatou-se que as maiores e mais bem estruturadas cidades sofreram uma forte intervenção da engenharia, resultando em benefícios diretos aos cidadãos. Os conselhos regionais de engenharia e arquitetura, a universidade e as empresas colaboradoras têm um papel importante no fomento de parcerias para o benefício da sociedade. Entende-se que esta prática deverá ser continuada pelas gerações posteriores, pois gerando resultados a curto, médio e longo prazo, que irão retroalimentar este processo. Por fim, constatadas a eficácia e a eficiência dos projetos de engenharia analisados, observou-se a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos nos casos estudados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56876
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_hhbsantos.pdf66,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.