Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56874
Tipo: Resumo
Título: Escola da Terra: a experiência do Ceará
Autor(es): Menezes, Hermeson Claudio Mendonca
Carneiro, José Arislândio
Lima, Maria Aires de
Moreira, Igor Eduardo de Lima
Silva, Sonia de Olievira da
Zientarski, Clarice
Palavras-chave: Professores de educação rural - Educação (Educação permanente);Professores - Formação;Formação profissional;Educação - Aspectos sociais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MENEZES, Hermeson Claudio Mendonca; CARNEIRO, José Arislândio; LIMA, Maria Aires de; MOREIRA, Igor Eduardo de Lima; SILVA, Sonia de Olievira da; ZIENTARSKI, Clarice. Escola da Terra: a experiência do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Este trabalho expressa as primeiras aproximações de nossa experiência como bolsista junto ao projeto intitulado: Escola da Terra - Formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas, que iniciou no ano de 2015 no Estado do Ceará. O projeto tem como objetivo realizar a formação continuada de professores das escolas do campo, contribuindo com o desenvolvimento de práticas pedagógicas imersas na intervenção qualitativa e fortalecedoras da escola como espaço do conhecimento historicamente construído. Financiado pelo Ministério da Educação - MEC/SECADI e Universidade Federal do Ceará - UFC, contou com parcerias com instituições educacionais (UECE e IFCE), prefeituras dos 19 municípios atendidos e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Escola da Terra foi desenvolvida em forma de curso de Aperfeiçoamento, com duração de 180 horas/aula, divididas em seis (6) módulos. A culminância se deu com o Seminário: I Encontro Cearense Escola da Terra, realizado em Fortaleza, com apresentação de trabalhos de conclusão de curso, palestras referentes à educação do campo e o lançamento do livro Escola da Terra Ceará (2016). No que concerne à metodologia, além da Pedagogia da Alternância (GIONET, 2007), utilizou-se como teoria do conhecimento o materialismo histórico e dialético, fundamentando a proposta pedagógica na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2008). Os resultados da ação indicam que mesmo diante das dificuldades de infraestrutura das escolas, da fragilidade teórica dos cursistas, desconhecimento dos Projetos Políticos Pedagógicos das unidades escolares, Escola da Terra conseguiu suplantar as expectativas da formação, tanto do ponto de vista quantitativo, cerca de 700 professores atendidos, quanto qualitativo, atestado nos trabalhos de conclusão de curso e em seus relatos relativos às melhorias em suas práticas docentes e nas ações de intervenção social nas comunidades como, por exemplo, questões ambientais e criação de hortas escolares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_hcmmenezes.pdf71,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.