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Tipo: TCC
Título: Análise semiótica comparativa: infografias do Nexo Jornal e de outros veículos de comunicação sobre a mesma temática
Autor(es): Souza, Ana Luiza Braga de
Orientador: Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Palavras-chave: Infografia jornalística;Nexo Jornal;Análise Semiótica
Data do documento: 2020
Citação: SOUZA, Ana Luiza Braga de. Análise semiótica comparativa: infografias do Nexo Jornal e de outros veículos de comunicação sobre a mesma temática. Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas. 2020. 173 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os infográficos se popularizaram no jornalismo nos últimos 38 anos, a partir da introdução de computadores nas redações, nos anos 1980. Além disso, o avanço da Internet, nos anos 90, promoveu o acesso às informações de maneira mais imediata e visual. Atualmente, dispositivos multimídia, como GIFs, vídeos em 360º e visualização de dados interativas, possibilitam animação e interatividade aos infográficos jornalísticos. Dessa forma, neste Trabalho de Conclusão de Curso nos interessamos pela utilização dos infográficos no jornalismo. Ao buscar por organizações jornalísticas que valorizam a utilização desse recurso, encontramos um jornal completamente digital que dá prioridade a forma visual de apresentação dos fatos, o Nexo Jornal . Em 2018 e 2019, o veículo de jornalismo brasileiro, com sede em São Paulo - SP, alcançou o título de “medalha de bronze” no Prêmio Internacional de Infografia Malofiej, considerado o “Pulitzer da infografia”. Dentro das Teorias da Comunicação e do Jornalismo, que podem ser utilizadas para explicar e analisar os infográficos, nos encontramos com a Semiótica. Assim, a metodologia da pesquisa realizada consiste em uma análise semiótica comparativa. Buscamos comparar as infografias do Nexo à produções de outros veículos de comunicação que abordem a mesma temática. O corpus de análise selecionado é composto por quatro infográficos jornalísticos do Nexo e quatro infografias semelhantes de outros veículos de comunicação: Uol Esportes , Revista Época, Gazeta do Povo e G1 . A análise realizada segue os parâmetros teórico-metodológicos de aplicação da Semiótica, de Lúcia Santaella (2005). Concluímos, ao fim deste trabalho, que as a maior parte das infografias analisadas do Nexo Jornal possui um grande potencial de informativo, apresentando as informações de forma visual, clara, objetiva e aprofundada. Uma vez que em linhas gerais, trabalham elementos textuais e imagéticos com o objetivo de melhorar a compreensão da mensagem jornalística.
Abstract: Infographics have become popular in journalism in the last 38 years, since the introduction of computers in newsrooms in the 1980s. In addition, the advancement of the Internet in the 1990s, promoted access to information in a more immediate and visual way. Currently, multimedia devices, such as GIFs, 360º videos and interactive data visualization, provide animation and interactivity to infographics. Thus, in this research we are interested in the use of infographics in journalism. When looking for journalistic organizations that value the use of this resource, we found a completely digital newspaper that gives priority to the visual presentation of the facts, the Nexo Jornal . In 2018 and 2019, the Brazilian journalism vehicle, based in São Paulo - SP, achieved the title of “bronze medal” in the International Infographics Award - Malofiej, considered the “Pulitzer of infographics”. Within the Theories of Communication and Journalism, which can be used to explain and analyze infographics, we choose the Semiotics. Thus, the research methodology consists of a comparative semiotic analysis. We seek to compare Nexo 's infographics to other media infographics that address the same theme. The selected analysis corpus consists of four Nexo ’s infographics and four similar infographics from other media: Uol Esportes , Época Magazine , Gazeta do Povo and G1 . The analysis follows the theoretical and methodological parameters of application of Semiotics, by Lúcia Santaella (2005). We conclude, at the end of this work, that most of the analyzed infographies of Nexo Jornal have a great informative potential, presenting the information in a visual, clear, objective and deep way. Once in general lines, textual and image elements work with the objective of improving the understanding of the journalistic message.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56825
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