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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756
Tipo: | Resumo |
Título: | O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência |
Autor(es): | Gondim, Georgia de Melo Castro Santos, Brena Souza Aguiar, Aline Maria de Araújo Araújo, Ana Márcia Ferreira de Azevedo, Cibele Herculano de Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
Palavras-chave: | Crianças com paralisia cerebral;Serviços de saúde infantil;Crianças - Saúde e higiene |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | GONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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