Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56706
Tipo: Livro
Título: Em nome do objeto: museu, memória e ensino de história
Autor(es): Ramos, Francisco Régis Lopes
Palavras-chave: História - estudo e ensino;Museologia;Memória
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária
Citação: RAMOS, Francisco Régis Lopes. Em nome do objeto: museu, memória e ensino de história. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56706. Acesso em:
Resumo: Em nome do objeto é, como já foi dito, uma espécie de continuidade de outro livro — A danação do objeto, publicado em 2004. Esclareço, ainda, que foi a partir do debate gerado por esse primeiro livro que surgiram os textos aqui reunidos. Tenho, portanto, a satisfação de agradecer a todos e a todas que me questionaram e me indicaram leituras e rumos, no decorrer de aulas, palestras e mesas-redondas, ocasiões nas quais me vi beneficiado pela diversidade de propostas museológicas que se faz no país. Meu sincero reconhecimento a quem, de uma maneira ou de outra, ajudou-me a transformar as anotações (que serviram de base para apresentações orais) em textos que, agora, chegam à forma de livro. Sem essa motivação, ou melhor, desprovido dessa provocação, não haveria sentido fazer o Em nome do objeto. Além disso, ou subjacente a isso, Em nome do objeto muito se beneficiou com a tradição metodológica que se fez no curso de graduação em História da UFC. Refiro-me ao cuidado que professores e professoras desenvolveram no sentido de compor situações em que estudantes entrassem em contato com fontes de pesquisa já a partir do primeiro semestre, inclusive com fontes da cultura material e memória, gerando uma introdução aos questionamentos da “consciência histórica”, e desembocando na produção de vídeos e propostas museológicas, como foi o caso da exposição “Coisas do Amor”, realizada no Museu do Ceará em 2004.7 Por outro lado, exposições historicamente fundamentadas foram tratadas como meios e modos de conhecer os objetos em suas historicidades. Por exemplo: o “Memorial Frei Tito” e a exposição “Imagens da Cidade”. Daí, como não poderia deixar de dizer, a inspiração do que aqui se encontra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56706
ISBN: 978-6588492-17-8
Aparece nas coleções:IU - Livros
PRPPG - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_liv_frlramos.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.