Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56653
Tipo: Resumo
Título: Método de representação e análise documentária de fotografias (Conversa vai, memória vem: documentando a memória do bairro Canindezinho – CP.2016.PJ.0290)
Autor(es): Torres, Francisco Tiago Oliveira
Bezerra, Neiliane Alves
Palavras-chave: Fotografias como recursos de informação;Memória coletiva na arte;Classificação - Fotografias;Catalogação - Ilustrações;Indexação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: TORRES, Francisco Tiago Oliveira; BEZERRA, Neiliane Alves. Método de representação e análise documentária de fotografias (Conversa vai, memória vem: documentando a memória do bairro Canindezinho – CP.2016.PJ.0290). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Documentos fotográficos são objeto e fonte de estudo em diversas áreas do conhecimento e dentre estas se encontram a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, cujo foco de interesse são as questões relacionadas ao tema da representação e da análise documentária de fotografias, atentando para a identificação dos sentidos da imagem no tempo e no espaço. O processo de representação descritiva e temática em documentos fotográficos tem por finalidade uma recuperação eficaz de informações. Para tanto, depende de uma indexação que utiliza instrumentos teóricos-metodológicos que ampliem não a quantidade, mas a qualidade do atendimento às necessidades informacionais do usuário de imagens fotográficas. A atividade com a organização de documentos fotográficos na bolsa de extensão no projeto “Conversa vai, memória vem: documentando a memória do bairro Canindezinho” adotou uma metodologia que combina a atividade de indexação com o resgate da memória de lutas da comunidade local, entre os anos de 1980 até 1990. Foi convidado um grupo de moradores (18 pessoas) que vivenciou esse período para resgatar essas memórias. Para fazer fluir o diálogo, utilizou-se as fotografias que se encontravam sob a guarda da associação de moradores do bairro. Cada pessoa escolhia no varal, uma fotografia e falava sobre suas lembranças e, dessa forma, as pessoas iam fazendo a memória da organização comunitária. Essas informações foram anotadas, de forma que a imagem fotográfica fosse situada, a partir do reconhecimento das pessoas e situando-as no tempo e no espaço. O material está sendo organizado, arquivado e constituirá uma rica fonte de pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56653
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ftotorres.pdf74,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.